Sarau cultural da EcoFeira promove encontro com grupo Araçá, de produtos orgânicos

Revista ihu on-line

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Mais Lidos

  • Uma análise de fundo a partir do golpe de Estado na Bolívia

    LER MAIS
  • Gregório Lutz e a reforma litúrgica no Brasil. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • Lula desequilibra o jogo. Craque é craque

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

04 Junho 2019

Ocorreu dia 28 de maio mais um Sarau cultural promovido pela EcoFeira, que também acontece todas as quartas-feiras, no corredor central da Unisinos. Estiveram presentes nesta edição a professora Rosana Kirsch e Agda Santos, participantes do Grupo Araçá de Consumo Responsável. O grupo faz mediação com mais de vinte produtores, de diferentes cidades da região, proporcionando que as mercadorias sejam distribuídas em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo Bom

Nessas três cidades, já existem núcleos de distribuição, e um dos tópicos do encontro dessa quarta foi a ideia de constituir um núcleo na Unisinos São Leopoldo. Conforme sugestão das ministrantes, depois de um período de experiência, pode-se criar um núcleo fixo na universidade, facilitando a aproximação dos alunos com os produtos. Para esse encontro, foi promovida uma pequena capacitação sobre o uso do site do Grupo Araçá, onde ficam disponíveis os produtos para os pedidos, e informações sobre os produtores. Os pedidos são feitos uma vez por mês, com datas fornecidas no site, para que os alimentos tenham tempo de serem produzidos naturalmente.

O Grupo Araçá realiza reuniões semestrais para organização de questões importantes e reuniões mensais em que estejam presentes, no mínimo, um membro de cada núcleo. Todas as decisões e balanços são comunitários e promovem a participação da comunidade, que se reconhece no coletivo como agente de cidadania para o local onde vivem. Um dos diferenciais dessas práticas é, justamente, começar a pensar toda a rede de produçãovendaconsumo como parte de um mesmo ciclo que precisa estar em equilíbrio. Utilizar insumos disponíveis dentro dessa rede fortalece as relações interdependentes das comunidades.

Na próxima quarta-feira, acontece uma exibição de Cine-vídeo, além da feira de produtos no corredor central. Acompanhe aqui a programação completa da EcoFeira Unisinos para o primeiro semestre de 2019.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sarau cultural da EcoFeira promove encontro com grupo Araçá, de produtos orgânicos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV