Ódio e intolerância contra os migrantes

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Mai 2019

"Os movimentos de população, sejam eles devido à violência ou à pobreza, começaram a pressionar as fronteiras entre os países, como se pode verificar entre Estados Unidos e México, entre este último e Guatemala, entre VenezuelaColômbia e Brasil, entre Turquia e Europa, entre Líbia e sul da Itália e Espanha, entre tantos outros. A migração ganha maior visibilidade. E mesmo a partir da fronteira bloqueada, os migrantes convertem-se em novos “bodes expiatórios” da desordem social. Daí a intolerância, a discriminação, o rechaço e, no extremo, a perseguição e deportação em escala crescente", escreve Alfredo J. Gonçalves, padre carlista e assessor das Pastorais Sociais.

Eis o artigo.

Quatro fatores, entre outros, têm contribuído para o aumento dos deslocamentos humanos em termos globais. O primeiro deles está vinculado à crise prolongada da economia capitalista, desencadeada a partir das últimas décadas do século XX e início do século XXI. A crise trouxe desemprego e subemprego em massa, instabilidade socioeconômica, além de espalhar medo, ameaça e insegurança. As pessoas tendem a imergir numa inércia, marasmo, paralisia. Ou então, para boa parte delas, as energias vitais e potenciais, em lugar de concentrar-se sobre as forças da organização trabalhista, voltaram-se contra o próprio vizinho ou companheiro, que se torna um concorrente das migalhas que o capital deixa cair da mesa. Às vezes tais energias se abatem sobre os que amamos ou pensamos amar. A busca pelo “pão nosso de cada dia” debilitou a luta pelo chão, pelos direitos pela dignidade humana e pela cidadania.

Em segundo lugar, à medida que a crise se aprofundava, crescia simultaneamente a diferença social e econômica entre as diferentes classes sociais e categorias de trabalhadores. Daniel Duque, pesquisador do IBRE - Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, publicou recentemente um estudo sobre a evolução negativa do Índice de Gini, que mede o nível de concentração de renda (Jornal o Globo, 26/05/2019, pág. 2). Verifica-se que nunca tão poucos se tornaram tão ricos em tão pouco tempo, enquanto a maioria da população sofreu perdas progressivas de poder aquisitivo, gerando exclusão social. Trabalhos e publicações em abundância, ilustrados por números e estatísticas, mostram bem o crescimento generalizado da desigualdade social, tanto em nível nacional quanto regional e planetário. A incerteza quanto ao futuro associada à grande massa de sobrantes – “descartáveis e descartados” – contribui poderosamente para a busca de uma cidadania justa e digna fora do lugar de nascimento.

Nesse clima de instabilidade, nasce e cresce o terceiro fator. Os políticos oportunistas e sempre de plantão, oriundos em particular da extrema direita e ligados ao nacionalismo popular, souberam manipular e instrumentalizar o medo, a ameaça e a insegurança para eleger-se. Os casos são numerosos e variados: Hungria, Áustria, Itália, Estados Unidos, Filipinas, Dinamarca, Eslováquia, Inglaterra do Brexit, Brasil... Tanto é verdade que a realidade das migrações, em geral, aparece entre os primeiros temas de suas campanhas eleitorais. Politizar as migrações era uma forma de criminalizar os migrantes como intrusos, invasores, perigosos. O “outro”, seja quer for e venha de onde vier, é nosso inimigo, vem roubar nossas oportunidades, deve ser combatido. Os nossos antes de tudo! – eis o lema. Seguiram-se o fechamento das fronteiras e a elaboração de leis mais rígidas para a entrada de estrangeiros, por um lado e, por outro, os cortes no orçamento público para acolhida, assistência e inserção de novos imigrantes. Diminuiu também a aprovação para os requerentes de asilo.

Por fim, em quarto lugar, restringiu-se por toda parte a migração legalizada. Não somente os fluxos que se direcionavam aos países centrais provenientes dos países periféricos, mas também o vaivém entre estes últimos. Com isso, os movimentos de população, sejam eles devido à violência ou à pobreza, começaram a pressionar as fronteiras entre os países, como se pode verificar entre Estados Unidos e México, entre este último e Guatemala, entre Venezuela, Colômbia e Brasil, entre Turquia e Europa, entre Líbia e sul da Itália e Espanha, entre tantos outros. A migração ganha maior visibilidade. E mesmo a partir da fronteira bloqueada, os migrantes convertem-se em novos “bodes expiatórios” da desordem social. Daí a intolerância, a discriminação, o rechaço e, no extremo, a perseguição e deportação em escala crescente. Para piorar, no imaginário popular e às vezes na mídia ou nas redes sociais, o tráfico de seres humanos, drogas e armas, o terrorismo e o crime organizado – aparecem vinculados à migração. Nessa atmosfera, também não é difícil detectar uma onda de ódio e agressividade com sérios elementos de um supremacismo racial que já havia sido jogado na lata de lixo da história.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ódio e intolerância contra os migrantes - Instituto Humanitas Unisinos - IHU