Um pequeno número de culturas está dominando globalmente e isso é uma má notícia para a agricultura sustentável

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Fevereiro 2019

Um novo estudo sugere que, globalmente, estamos cultivando mais os mesmos tipos de culturas, e isso apresenta grandes desafios para a agricultura sustentável em escala global.

A informação é de University of Toronto Scarborough, reproduzida por EcoDebate, 11-02-2019. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

O estudo, feito por uma equipe internacional de pesquisadores liderados pelo professor assistente Adam Martin, usou dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para analisar quais plantações foram cultivadas onde em fazendas industriais de larga escala de 1961 a 2014.

Eles descobriram que, dentro das regiões, a diversidade de culturas na verdade aumentou – na América do Norte, por exemplo, 93 cultivos diferentes agora são cultivados, em comparação com os 80 anos da década de 1960. O problema, diz Martin, é que, em escala global, agora estamos vendo mais dos mesmos tipos de culturas sendo cultivadas em escalas muito maiores.

Em outras palavras, grandes fazendas industriais na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul estão começando a parecer as mesmas.

“O que estamos vendo são grandes monoculturas de culturas comercialmente valiosas sendo cultivadas em grande número ao redor do mundo”, diz Martin, que é ecologista do Departamento de Ciências Físicas e Ambientais da Universidade de Toronto Scarborough.

Fazendas industriais tão grandes estão freqüentemente cultivando uma espécie de cultura, que geralmente é apenas um único genótipo, em milhares de hectares de terra.”

Soja, trigo, arroz e milho são ótimos exemplos. Somente estas quatro culturas ocupam quase 50% das terras agrícolas do mundo, enquanto as restantes 152 cobrem o resto.

É amplamente assumido que a maior mudança na diversidade agrícola global tomou parte durante a chamada troca de Columbia dos séculos XV e XVI, onde espécies de plantas comercialmente importantes estavam sendo transportadas para diferentes partes do mundo.

Mas os autores descobriram que na década de 1980 houve um aumento maciço na diversidade de culturas globais, já que diferentes tipos de culturas estavam sendo cultivadas em novos lugares em escala industrial pela primeira vez. Na década de 1990, essa diversidade se estabilizou, e o que aconteceu desde então é que a diversidade entre as regiões começou a declinar.

A falta de diversidade genética nas culturas individuais é bastante óbvia, diz Martin. Por exemplo, na América do Norte, seis genótipos individuais compreendem cerca de 50% de todas as culturas de milho plantadas.

Esse declínio na diversidade global de culturas é um problema por vários motivos. Por um lado, afeta a soberania alimentar regional. “Se a diversidade de culturas regionais está ameaçada, isso realmente reduz a capacidade das pessoas de comer ou comprar comida que é culturalmente significativa para elas”, diz Martin.

Há também uma questão ecológica; acho que a fome da batata, mas em escala global. Martin diz que, se há um crescente domínio de algumas linhagens genéticas de culturas, o sistema agrícola global torna-se cada vez mais suscetível a pragas ou doenças. Ele aponta para um fungo mortal que continua a devastar as plantações de banana ao redor do mundo como um exemplo.

Ele espera aplicar a mesma análise em escala global para analisar os padrões nacionais de diversidade de culturas como um próximo passo para a pesquisa. Martin acrescenta que há um ângulo político a ser considerado, já que as decisões do governo que favorecem o cultivo de certos tipos de culturas podem contribuir para a falta de diversidade.

“Será importante observar o que os governos estão fazendo para promover tipos diferentes de culturas sendo cultivadas, ou a nível de políticas, eles estão favorecendo as fazendas a cultivar certos tipos de culturas de rendimento”, diz ele.

Referência:

Martin AR, Cadotte MW, Isaac ME, Milla R, Vile D, Violle C (2019) Regional and global shifts in crop diversity through the Anthropocene. PLoS ONE 14(2): e0209788.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um pequeno número de culturas está dominando globalmente e isso é uma má notícia para a agricultura sustentável - Instituto Humanitas Unisinos - IHU