Menina oferece um milhão de dólares ao papa: ''Mas ele deve seguir uma dieta vegana durante a Quaresma''

Revista ihu on-line

Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

Edição: 534

Leia mais

Direito à Moradia, Direito à Cidade

Edição: 533

Leia mais

Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

Edição: 532

Leia mais

Mais Lidos

  • “A desinformação sobre as Universidades Públicas é proposital e tem a intenção de justificar o discurso privatista”. Entrevista com Mônica Ribeiro

    LER MAIS
  • "Coquetel" com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios – consulte o seu

    LER MAIS
  • Steve Bannon comanda ataque orquestrado ao Papa e a suas ideias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

07 Fevereiro 2019

Milhões de crianças no mundo oferecem as suas orações ao papa. Somente uma, provavelmente, poderá contar que lhe ofereceu um milhão de dólares. A singular experiência aconteceu com a pequena Genesis Butler, de 12 anos, ativista pelos direitos dos animais e pela proteção ambiental.

A reportagem é de Aldo Fontanarosa, publicada em La Repubblica, 06-02-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Genesis – a pessoa mais jovem a subir em um palco do TEDx – é a embaixadora de uma campanha global que visa a combater as mudanças climáticas por meio de uma mudança alimentar.

Million Dollar Vegan”, a organização que cuida da campanha, ofereceu um milhão de dólares ao Santo Padre – em nome de Genesis – se ele aceitar praticar uma dieta vegana durante toda a Quaresma.

Se o papa aceitar, a "Million Dollar Vegan" doará o milhão em beneficência em favor das causas que o próprio papa quiser premiar.

Lançada no dia 6 de fevereiro, simultaneamente em 15 países, a campanha pretende jogar luz sobre o devastador impacto das criações intensivas. Criar animais intensivamente – de acordo com estudos credenciados – tem maior impacto sobre o aquecimento global do que as emissões de todo o setor mundial de transporte.

Não só isso. “É uma das principais causas do desmatamento e da perda da biodiversidade, e provoca indizíveis sofrimentos a bilhões de animais.” Temas que são muito sensíveis ao papa, pelo menos levando em conta a sua encíclica Laudato si’.

A pequena Butler acrescenta: “Alimentar os animais com culturas que poderiam saciar os seres humanos é um desperdício. E, com uma população mundial em constante aumento, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar nada”.

Butler pediu para se encontrar com o Papa Francisco. A campanha já a levou a ver personagens veganos do calibre de Evanna Lynch (atriz da saga Harry Potter) e Benjamin Zephaniah (poeta e escritor). Paul McCartney, há muito tempo vegetariano e cofundador da campanha “Segunda-feira sem carne”, também apoia a “Million Dollar Vegan” e assinou a carta-apelo ao Santo Padre.

O diretor-executivo da “Million Dollar Vegan”, Matthew Glover, fundador também da “Veganuary”, campanha de enorme sucesso no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos, explica: “Decidimos lançar uma campanha deliberadamente corajosa e audaz para sacudir os líderes políticos de todo o mundo em relação à sua complacência”.

“Por muito tempo eles não agiram diante das provas dos danos que as criações intensivas causam às pessoas e ao planeta. Pior ainda, muitos subvencionaram precisamente essas atividades. Mas as provas já são claras e irrefutáveis, e não podemos nos dar ao luxo de ainda ficar em silêncio.”

“Estamos gratos ao Papa Francisco por ter falado sobre essas problemáticas, e é por isso que, humildemente, pedimos-lhe que tente uma alimentação vegana durante toda a Quaresma e seja um exemplo de como cada um de nós pode alinhar os próprios princípios de cuidado e compaixão com as próprias ações.”

A “Million Dollar Vegan” preparou um guia, traduzido em vários idiomas [inclusive em português] e com conteúdos específicos para cada país, disponível gratuitamente no site www.MillionDollarVegan.com.

Ele contém informações úteis sobre como seguir melhor uma dieta vegana, incluindo dicas nutricionais, sites de receitas, produtos veganos, livros e filmes para se deixar inspirar, e aplicativos úteis para encontrar os melhores restaurantes com menu vegano.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Menina oferece um milhão de dólares ao papa: ''Mas ele deve seguir uma dieta vegana durante a Quaresma'' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV