Ecocídio no Antropoceno: 60% dos animais silvestres foram extintos em 44 anos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Novembro 2018

"A aniquilação biológica e a defaunação são crimes caracterizados como especismo e refletem a falta de ética do ser humano em relação aos demais seres vivos do Planeta. Porém, na continuidade das tendências atuais, a perda de biodiversidade pode provocar, no longo prazo, a extinção da própria humanidade", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 05-11-2018.

Eis o artigo.

“É triste pensar que a natureza fala e que a humanidade não a ouve”
Victor Hugo

O Relatório Planeta Vivo 2018 divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), no final de outubro, mostra que o avanço da produção e consumo da humanidade tem provocado uma degradação generalizada dos ecossistemas globais e gerado um ecocídio da vida selvagem do planeta: as populações de vertebrados silvestres, como mamíferos, pássaros, peixes, répteis e anfíbios, sofreram uma redução de 60% entre 1970 e 2014.

O relatório da WWF é baseado no acompanhamento de mais de 16.700 populações de 4 mil espécies, utilizando câmeras, análise de pegadas, programas de investigação e ciências participativas. A perda de biodiversidade é inquestionável e indica que o monopólio humano não tem sido bom para a riqueza da vida na Terra.

Um dos indicadores mostrados no relatório é sobre o impacto crescente do lixo plástico nos oceanos e a interferência no modo de vida e sobrevida das diversas espécies, inclusive as aves marinhas. Na década de 1960, apenas 5% das aves tinham fragmentos de plástico no estômago. Hoje, o índice é de 90%. O desenvolvimento econômico tem gerado um holocausto biológico e uma maior morbidade da vida animal.

O mundo caminha para um colapso ambiental. A verdade é que a escassez ecológica está se generalizando. Não haverá petróleo suficiente para suprir as necessidades energéticas globais até o final deste século. A falta de água doce já representa uma grande crise em muitas partes do mundo. O ar e o solo estão mais poluídos do que nunca.

E, neste momento, mal se pode alimentar o planeta inteiro, mas a demanda global por alimentos deverá aumentar dramaticamente nos próximos anos. Se a humanidade continuar fazendo as coisas da maneira que tem feito pode-se esperar um futuro de insegurança alimentar, agitação civil, caos ambiental e guerras. O globo está à beira do colapso planetário total, mas como isso está acontecendo em câmera lenta, a maioria das pessoas não sente a necessidade de fazer algo a respeito.

O Brasil é o país que possui a maior biocapacidade global, mas que também tem, de maneira insana, provocado uma grande destruição dos ecossistemas e da sua riqueza natural. O relatório Planeta Vivo mostra que a floresta amazônica se reduz cada vez mais, do mesmo modo que o Cerrado, diante do avanço da agricultura e da pecuária. Por ano, uma área equivalente a 1,4 milhão de campos de futebol de área verde desaparecem do mapa por causa do desmatamento.

A ferro e fogo, ao longo da sua história, o Brasil destruiu 90% da Mata Atlântica. Somente de 1970 para cá, destruiu 20% da Amazônia e 50% do Cerrado. Este processo de desmatamento e destruição da vegetação natural pode atingir um ponto de não retorno, com consequências dramáticas sobre a população brasileira e mundial.

O relatório da WWF foi divulgado junto do resultado do segundo turno das eleições presidenciais do Brasil. Durante a campanha o presidente eleito, Jair Bolsonaro, propôs:

1) Seguir os passos de Donald Trump e retirar o Brasil do Acordo de Paris;

2) Fim da demarcação das terras indígenas;

3) Fim das multas por desmatamento;

4) Apoio ao agronegócio e ao desmatamento do Cerrado e da Amazônia;

5) Fim do Ministério do Meio Ambiente e criação de uma secretaria do Meio Ambiente subordinada ao Ministério da Agricultura;

6) Liberação da caça de animais selvagens, etc.

Se estas propostas forem colocadas em prática, o meio ambiente pode ser a maior vítima das políticas do próximo governo, agravando o quadro de colapso global. Um retrocesso nacional, neste momento, pode cimentar o caminho para uma destruição universal irreversível. O ecocídio é o caminho mais curto para o suicídio civilizacional. O Brasil deveria ouvir o alerta trazido pelo relatório Planeta Vivo 2018 e cuidar do meio ambiente e das espécies vivas do território nacional. Caso contrário não haverá futuro nem para o Brasil e nem para o mundo, pois sem ECOlogia não há ECOnomia.

A aniquilação biológica e a defaunação são crimes caracterizados como especismo e refletem a falta de ética do ser humano em relação aos demais seres vivos do Planeta. Porém, na continuidade das tendências atuais, a perda de biodiversidade pode provocar, no longo prazo, a extinção da própria humanidade. 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ecocídio no Antropoceno: 60% dos animais silvestres foram extintos em 44 anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU