Diálogo islâmico-cristão: universidade muçulmana premia um teólogo jesuíta

Revista ihu on-line

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra

Edição: 527

Leia mais

Sistema público e universal de saúde – Aos 30 anos, o desafio de combater o desmonte do SUS

Edição: 526

Leia mais

Mais Lidos

  • Papa readmite os bispos chineses “ilegítimos” e cria uma diocese na China

    LER MAIS
  • Brasil tem a maior biodiversidade de árvores do mundo. Das 8 mil espécies encontradas no país, mais de 2 mil estão ameaçadas

    LER MAIS
  • Parolin: “Hoje, pela primeira vez, todos os bispos chineses estão em comunhão com o Papa”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

14 Setembro 2018

A Aligarh Muslim University, universidade muçulmana em Aligarh, cidade no Estado indiano de Uttar Pradesh, conferiu ao teólogo jesuíta alemão Pe. Christian W. Troll, o Sir Syed Excellence Award, um prestigioso reconhecimento entregue pelo seu excelente trabalho no campo dos estudos islâmicos e das relações islâmico-cristãs.

A reportagem é publicada por Agência Fides, 13-09-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Prof. Abdul Kidwai, chefe do Departamento de Estudos Corânicos da Aligarh Muslim University, anunciou que o prêmio será entregue no dia 17 de outubro de 2018, em uma celebração especial organizada na Aligarh Muslim University.

Contatado pela Agência Fides, o Pe. Troll escreveu: “Estou realmente honrado por receber esse prestigioso prêmio”. No seu percurso de pesquisa sobre as diversas tradições dos muçulmanos no sul da Ásia, o Pe. Troll tentou compreender “as questões candentes que tantos líderes religiosos enfrentaram nos últimos 200 anos”, disse.

Sobre a figura de Sir Syed, filósofo indiano muçulmano do século XIX, ele afirma: “Sua pessoa me inspirou. Foi um grande líder do seu povo e fez muito para promover o respeito humano, a compreensão profunda e a solidariedade para além dos estreitos limites das linhas confessionais”.

Troll, atualmente professor emérito da Escola Jesuíta de Teologia em Frankfurt, estudou na Escola de Estudos Orientais e Africanos, onde obteve seu doutorado. De 1976 a 1988, foi professor de Estudos Islâmicos no Instituto de Estudos Religiosos Vidyajyoti, em Delhi. De 1993 a 1999, também foi professor no Pontifício Instituto Oriental, em Roma, e professor titular na Faculdade de Teologia da Universidade de Ankara.

Em 1999, foi diretor do Fórum de Relações Cristão-Muçulmanas na Katholische Akademie, em Berlim. A partir de 2001, lecionou Islã e Relações Islâmico-Cristãs na Faculdade de Teologia St. Georgen, em Frankfurt. De 1990 a 2005, foi membro da Comissão para as Relações Religiosas com os Muçulmanos, no Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso do Vaticano.

Publicou quatro livros na série “Islam in India: Studies and Commentaries” e contribuiu com muitos livros coletivos sobre o diálogo entre cristãos e muçulmanos, com diversos artigos sobre o Islã na Índia.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diálogo islâmico-cristão: universidade muçulmana premia um teólogo jesuíta - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV