Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

• Francisco denuncia: “Ouvimos mais as empresas multinacionais do que os movimentos sociais. Falando claramente, ouvimos mais os poderosos do que os fracos e este não é o caminho”

• Prefeito da Doutrina da Fé pede para que padre irlandês, defensor da ordenação de mulheres, faça os juramentos de fidelidade aos ensinamentos da Igreja

• Fogo no Pantanal mato-grossense começou em fazendas de pecuaristas que fornecem para gigantes do agronegócio

02 Mai 2018

Uma equipe de físicos de Harvard descobriu que o nosso universo provavelmente vai terminar como começou: com um Big Bang.

O segundo Big Bang poderia ser causado por uma mudança na massa do bóson de Higgs que consumiria tudo no universo e distorceria as leis da física.

A reportagem é de Jeremy Berke, publicada por Business Insider Itália, 30-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Os pesquisadores acreditam que o nosso universo poderia acabar aproximadamente daqui a 10 bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de anos.

O universo poderia acabar da mesma maneira com que foi criado: com um repentino Big Bang.

Isso é o que teria sido deduzido pela pesquisa realizada por uma equipe de físicos de Harvard segundo a qual a desestabilização do bóson de Higgs - uma minúscula partícula quântica que confere massa a outras partículas - poderia levar a uma explosão de energia que consumiria tudo no universo conhecido e distorceria as leis da física e da química.

No âmbito de seu estudo, publicado no mês passado na revista Physical Review D, os pesquisadores calcularam quando poderia acabar o nosso universo.

Nada com que se preocupar no momento. O fim é calculado daqui a 10 elevado à de 139a potência anos, ou seja, 10 seguido por 139 zeros, ou um número na ordem de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de anos no futuro.

E eles têm quase 95% de certeza que o universo vai durar no mínimo outros 10 elevado à 58ª potência anos.

O bóson de Higgs, descoberto em 2012 por pesquisadores provocando a colisão entre si de prótons subatômicas no Large Hadron Collider, tem uma massa específica. De acordo com o New York Post, se os pesquisadores estiverem certos, tal massa poderia mudar invertendo a física e desestabilizando os elementos que tornam possível a vida. E, em vez de queimar lentamente por bilhões de anos, um bóson de Higgs instável poderia criar uma explosão instantânea, como o Big Bang que criou o nosso universo.

Os pesquisadores dizem que um colapso poderia ser provocado pela curvatura do espaço-tempo em torno de um buraco negro em algum lugar no universo.

Quando o espaço-tempo curva-se em torno de um objeto extremamente denso, tal como um buraco negro, perturba as leis da física e faz interagir as partículas em todos os tipos de combinações estranhas.

Segundo os pesquisadores o colapso já poderia ter começado - mas ainda não temos como saber, porque o bóson de Higgs poderia estar muito longe de onde poderíamos analisá-lo, dentro de nosso universo aparentemente infinito.

"Aparentemente, estamos em equilíbrio entre um universo estável e um universo instável", disse ao Post Joseph Lykken, um físico do Fermi National Accelerator Laboratory não envolvido no estudo. "É como se estivéssemos naquele ponto em que o universo pode durar por um longo tempo, mas no final vai acabar por explodir."

Um segundo 'Big Bang' poderia trazer um fim para o universo instantaneamente: tudo por causa de uma minúscula partícula que controla as leis da física - Instituto Humanitas Unisinos - IHU