Cardeal Koch cancela participação em missa em que padre de passado anti-semita dará a bênção

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Igreja Universal cria seu exército particular com "recrutamento" de PMs

    LER MAIS
  • A semana em que 47 povos indígenas brasileiros se uniram por um manifesto anti-genocídio

    LER MAIS
  • “Do fundo do nosso coração” é um “de profundis”. Ou seja, o Concílio Vaticano II não é opcional

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

01 Maio 2018

O cardeal Kurt Koch cancelou a sua participação na celebração do apostolado de Fátima na diocese de Würzburg, Alemanha.

A reportagem é de Christa Pongratz-Lippitt, publicada por The Tablet, 30-04-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o cardeal Kurt Koch, cancelou a sua participação no dia 13 de maio na celebração do apostolado de Fátima na Retzbach, diocese de Würzburg. O motivo foi um padre recém ordenado que possui um passado anti-semita. Ele dará a bênção na Missa Solene que o cardeal Koch presidiria.

O novo padre de 30 anos de idade foi um dos três seminaristas em Würzburg que apareceram nas manchetes internacionais em 2013. Eles foram considerados culpados por celebrar rituais nazistas em salões de cerveja, e fazer piadas anti-semitas em reuniões com colegas. Os três foram expulsos do seminário. Uma comissão externa foi convocada pelos bispos Ludwig Schick de BambergFriedhelm Hofmann de Würzburg, que compartilhavam a responsabilidade pelo seminário na época. A comissão julgou os seminaristas culpados por fazerem "piadas completamente inaceitáveis e insuportáveis sobre campos de concentração" e os expulsou. Ambos os bispos também consideraram que o comportamento era "absolutamente inaceitável".

O novo padre, cujo nome não foi divulgado até agora, em seguida, se inscreveu e foi aceito pelo seminário em Eichstätt. Ele foi ordenado diácono pelo bispo Gregor Maria Hanke em junho de 2017, e devidamente ordenado padre no início deste mês.

O presidente do Conselho Central de Judeus Alemães, Josef Schuster, criticou a decisão do bispo Hanke na mídia alemã. "O bom relacionamento e a cooperação entre a Igreja Católica e a comunidade judaica na Alemanha foram prejudicados por esta decisão", disse ele na Bavarian Radio na época. O bispo Hanke o defendeu dizendo que era um ato de misericórdia. O presidente da comissão externa, juiz aposentado Norbert Baumann, que tinha feito o julgamento em 2013, deplorou o fato de que a comissão não tenha sido consultada.

O novo padre foi devidamente ordenado este ano. Hanke disse que lhe deu uma segunda chance. "Reconciliar-se com o passado certamente exige justiça, mas a misericórdia também é chamada quando as pessoas mudam suas vidas", salientou. O padre teria feito psicoterapia e se arrependido de seu passado. Hanke recordou que a Igreja não "ordena santos, mas homens comuns".

Foi apenas através das mídias digitais que a diocese de Würzburg ouviu que o novo sacerdote estaria daria sua primeira bênção na missa que o cardeal Koch celebraria. O bispo auxiliar, Ulrich Boom, de Würzburg, imediatamente contatou o cardeal pois temia que se Koch aparecesse junto com o novo sacerdote iria prejudicar a relação da Igreja com o judaísmo. Em seguida, Koch respondeu que “devido às circunstâncias, eu não posso, infelizmente, participar nas celebrações de Fátima em Retzbach no dia 13 de maio."

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal Koch cancela participação em missa em que padre de passado anti-semita dará a bênção - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV