Igreja batiza três filhos de casal gay na Catedral de Curitiba

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Abril 2017

O Arcebispo Metropolitano de Curitiba autorizou o batismo de três crianças, filhos de um casal gay, no último final de semana.

A reportagem é publicada por O Globo, 25-04-2017.

O último domingo foi um dia especial para a família Harrad Reis. Alysson, Filipe e Jéssica foram batizados na Catedral de Curitiba junto com seus dois pais, Toni e David, que vivem juntos desde 1990. A cerimônia aconteceu depois de Toni percorrer quatro igrejas de Curitiba e sempre esbarrar com problemas burocráticos impostos por secretárias e funcionários para a realização do batizado.

— Eles falavam tanta coisa que era impossível batizar. Eu sentia que quando as pessoas sabiam que eu tinha um marido ficavam meio assim. Teve até uma situação que uma secretária ficou assustada, pulou da cadeira e falou que era difícil. Tinha gente que falava do código canônico, problema de agenda. Você sente quando a pessoa tá pensando: olha, desculpa, não vai dar — contou.

Foi então que Toni decidiu escrever um ofício para o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, solicitando uma audiência. O clérigo pediu então para que o padre Élio José Dall’Agnol realizasse a cerimônia na Catedral de Curitiba.

— Nós ficamos super felizes. O bispo foi maravilhoso, não teve grandes discussões. Ele falou: nós vamos batizar as crianças, não um casal gay. A única exigência que ele fez foi que os padrinhos fossem católicos e fizessem o curso de padrinhos — disse. Alysson, Filipe e Jéssica também ficaram muito felizes com a realização da cerimônia. Toni contou que cada um teve uma reação diferente, mas todos se sentiram realizados com o batizado.

— O Alysson falou que está se sentindo purificado. A Jéssica disse que está se sentindo integrada à sociedade e o Filipe que se sente bem por ter uma religião. Só para conseguir adotar nossos filhos foram sete anos de espera. Fomos desde a primeira instância até o Supremo Tribunal Federal — contou.

Agora a família vai curtir as férias numa viagem para a Europa. Uma das paradas é Roma, para conhecer o Vaticano, a capela Sistina e assistir a uma missa do Papa Francisco.

— Nós estamos super felizes, vamos passar um mês na Europa juntos. Meus carioquinhas vão conhecer o mundo. Para eles vai ser maravilhoso, já até escolheram os monumentos que querem visitar e vamos ver o Papa.

Caso de homofobia em Curitiba

Há duas semanas, cartazes homofóbicos foram distribuídos em Curitiba, no bairro Água Verde, para protestar contra a mudança de um casal gay para a região. O jornalista João Pedro Schonarth, de 29 anos, e o marido, o funcionário público federal Bruno Banzato, de 31 fizeram um registro de ocorrência na Delegacia de Vulneráveis para que a polícia tente descobrir quem foi o autor dos cartazes.

No cartaz, há fotos de casais homossexuais se beijando e o texto: "Em breve, a rua será mais "alegre"!!!! Todos os dias nos passeios matinais ou nos finais das tardes terá a visão para inspirar e influenciar toda a vizinhança. Você, seus filhos, seus netos e amigos. E se fazem isso em público imagina o que fazem quando estão a sós ou com amigos mais próximos ou com as pessoas próximas a você".

O texto termina com uma pergunta: "Gostou das notícias!?!?! O endereço da baixaria". No fim, colocado onde fica a casa de João e Bruno.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Igreja batiza três filhos de casal gay na Catedral de Curitiba - Instituto Humanitas Unisinos - IHU