Para além da Carne Fraca

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Abril 2017

"A expressão 'carne' é de um eufemismo tamanho que só perde em hipocrisia para 'empresa fabricante de proteína'!", escreve Márcio Linck, historiador.

Eis o artigo.

A exploração e o uso de animais na alimentação humana extrapola qualquer explicação aparentemente óbvia sobre saciedade ou necessidade básica a determinada ingestão de calorias ou porcentagem x de proteínas diárias. Mais do que justificar um hábito alimentar em virtude da tradição, da cultura ou do corriqueiro costume por manter um paladar viciado em gordura animal, o fato é que comer carne (músculos, nervos, gorduras e vísceras de cadáveres de animais abatidos) em nossa sociedade transformou-se num verdadeiro dogma inatacável e intransponível. Ai daqueles que ousam atravessar o caminho do bife até o prato ou do hambúrguer de marca famosa!

O fato é que a operação Carne Fraca da Polícia Federal, revelando esquemas fraudulentos para escamotear a qualidade de uma carne imprópria para consumo, trouxe a tona não somente a vulnerabilidade de um sistema que não garante em sua totalidade e integralidade os padrões sanitários exigidos por lei, como também serviu para demonstrar o quanto nossa sociedade é refém de si mesma ao cultivar uma dieta equivocadamente centrada em produtos de origem animal. Mas, é necessário manter o dogma de comer carne a qualquer custo, ainda que a preocupação com a saúde fique restrita ao episódio momentâneo repercutido pela mídia. Nenhuma fala lembrando a obesidade que atinge mais de metade da população brasileira entre adultos e crianças, e suas consequências em termos de diabetes, colesterol, pressão alta e doenças cardiovasculares, e que entre outras causas estão associadas ao excessivo consumo calórico de gorduras e de proteína animal. Nenhuma fala lembrando o relatório divulgado em 2015 pela OMS – Organização Mundial da Saúde colocando as carnes vermelhas processadas na lista nº.1 de alimentos carcinogênicos.

Muito se fala dos prejuízos econômicos, já que o Brasil lidera as exportações de carne bovina no mundo, porém ninguém fala do custo ambiental imensurável provocado pelas queimadas e pelo desmatamento, sobretudo na floresta Amazônica, para abertura de novas áreas de pastagem e criação de gado ou de cultivos de cereais para ração animal; dos gases estufa e das alterações climáticas; dos 15 mil litros de água desperdiçados para a produção de 1 kg de carne bovina, da contaminação do solo e dos recursos hídricos por esterco, pesticidas e fármacos.

Por fim é preciso lembrar dos 70 bilhões de seres sencientes abatidos violentamente e precocemente todos os anos no mundo (7 bilhões só no Brasil) pela indústria da morte, ou da carne. Aliás, a expressão “carne” é de um eufemismo tamanho que só perde em hipocrisia para “empresa fabricante de proteína”!

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para além da Carne Fraca - Instituto Humanitas Unisinos - IHU