Redes sociais querem se transformar em currais do trabalho imaterial. Entrevista especial com Henrique Antoun

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Ricardo Machado | Edição João Vitor Santos | 01 Abril 2017

No meio do expediente, exaurido do trabalho, você abre o Facebook, checa as mensagens do WhatsApp para relaxar. Mas sabia que nessas ações você continua vendendo sua força de trabalho? O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Henrique Antoun, destaca esse ponto que parece imperceptível para a maioria dos usuários. “Estamos, de fato, trabalhando todo o tempo que permanecemos nas redes sociais. As redes são consideradas o chão de fábrica do trabalho imaterial nas metrópoles”, aponta. Ele explica que a rede é capaz de cooptar nosso trabalho e não somente o que produzimos nela como músicas, imagens, texto, etc. Através de “nossos compartilhamentos, nossas colaborações e nossos rastros, somos operados, abduzidos, recortados, distribuídos pelos dispositivos de controle do biopoder”.

Na entrevista, concedida por e-mail à IHU On-Line, Antoun reconhece que essa perspectiva das redes concebe um trabalho imaterial que faz emergir a autonomia na produção colaborativa dos coletivos e a infindável colaboração em rede. Entretanto, “o capital investe a sedução monetária corrompedora dacooptação, da fama, do sucesso, do comando para quebrar a integridade colaborativa, ao mesmo tempo que desregulam os territórios sociais criando gigantescos desníveis de proteção e justiça”. Por isso, considera que “as redes sociais querem se transformar em megafazendas, gigantescos currais que capturem todo este trabalho”.


Henrique Antoun | Foto: Arquivo pessoal

Henrique Antoun é graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com doutorado Sanduíche em Sociologia da Comunicação pela Universite de Paris V e pós-doutorado no McLuhan Program in Culture and Technology da Universidade de Toronto. Atualmente é professor da UFRJ. Atualmente coordena o Cibercult - laboratório de comunicação distribuída e transformação política na Escola de Comunicação da UFRJ. Juntamente com Fábio Malini, é autor de A internet e a Rua (Porto Alegre: Sulina, 2013).

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Como a identidade de si emerge no contexto das redes sociais?

Henrique Antoun – Não é propriamente uma "identidade". Nas redes sociais, estamos dividuados nos perfis. Somos diferentes amostragens repartidas em um sem número de bancos de dados. E os perfis são definidos pela mineração de dados e por agentes de rede que operam o big data [1] que é gerado por nossas produções e por nossos rastros. Na medida que o big data dos perfis é operado pela rede, os perfis vão se definindo junto dos algoritmos que decidem o que veremos, com quem falaremos, quem estará em nossa proximidade e quem ficará distante. A mineração, os agentes e os algoritmos constituem os dispositivos de um biopoder que operam aqueles que penetram as redes.

A mineração, os agentes e os algoritmos constituem os dispositivos de um biopoder que operam aqueles que penetram as redes

Entretanto, por mais que nos apontem como flaneurs, ou como dândis, que atribuam à nossa presença na rede um vagar gratuito em um espaço sem direção, estamos, de fato, trabalhando todo o tempo que permanecemos nas redes sociais. As redes são consideradas o chão de fábrica do trabalho imaterial [2] nas metrópoles. Ao mesmo tempo que produzimos com nossos programas, nossos aplicativos, nossos textos, nossas imagens, nossos audiovisuais, nossas músicas, nossas invenções, nossos compartilhamentos, nossas colaborações e nossos rastros, somos operados, abduzidos, recortados, distribuídos pelos dispositivos de controle do biopoder.

IHU On-Line – Até que ponto a construção de si, nos espaços web, é definida pelo determinismo tecnológico e até que ponto é definida pelo próprio sujeito?

Henrique Antoun – A construção de si exige que nos cuidemos e nos governemos. Na medida em que o trabalhador imaterial pertence a alguma classe de renda e oferece seus serviços como um produto ele é um precário à margem das leis trabalhistas que funciona por "trampos" ou adesão a projetos. Seu serviço especializado - seja ele afetivo, simbólico ou de criação - forma um mercado colaborativo ou cooperativo que é negociado sem cessar pela ativa corrupção dos dispositivos de controle. As técnicas de rede se aliam a outros aparatos técnicos midiáticos para fazer valer um biopoder que exprime a subsunção do real ao capital. O propalado determinismo tecnológico mede de fato o grau de eficácia da captura do trabalho vivo pelos meios de produção.

As técnicas de rede se aliam a outros aparatos técnicos midiáticos para fazer valer um biopoder que exprime a subsunção do real ao capital

Ora, mesmo que as técnicas do biopoder, do poder pastoral de controle, façam valer a exploração do trabalho submetendo as subjetivações, nada impede que o trabalho possa gerar uma técnica de governo de si que as desvie da dominação e transforme estes que se deixam operar por elas em coisas com um alto grau de indeterminação. Se historicamente as tecnologias fazem o sujeito aparecer como o produto passivo das técnicas de dominação histórica, cultural e psicológica, uma avaliação genealógica que se pergunte pelas condições e indefinidas possibilidades de transformação do sujeito poderá encontrar técnicas de si historicamente constituídas geradoras de uma relação consigo em um sujeito. Estas técnicas de si vão se compor com as técnicas de dominação fazendo o sujeito emergir no entrecruzamento de uma técnica de dominação do biopoder com uma técnica de si biopolítica.

IHU On-Line – Que jogos de (bio)poder estão implicados nestas dinâmicas?

Henrique Antoun – Os atuais dispositivos comunicacionais de controle empreendem uma ativa captura do trabalho, gerando funestos desejos de propriedade, riqueza, segurança que vão determinar submissões e colaborações com o capital, subjetivações que aceitam as disputas por exclusão e os territórios de eliminação social como parte do jogo da lei metropolitana. Ao mesmo tempo em que o trabalho imaterial faz valer sua autonomia na produção colaborativa dos coletivos e na ilimitada cooperação das redes, o capital investe a sedução monetária corrompedora da cooptação, da fama, do sucesso, do comando para quebrar a integridade colaborativa, ao mesmo tempo que desregulam os territórios sociais criando gigantescos desníveis de proteção e justiça, gerando fortes demandas de segurança para a saúde e para o convívio social.

A ameaçadora propagação das doenças e as ameaçadoras violências no território da metrópole tornam a eliminação da pobreza como fator de risco uma demanda onipresente politicamente. A comunicação distribuída em rede interativa, entretanto, permite a geração de técnicas de si nascidas da colaboração e da cooperação que produzem as novas subjetivações. Estas inventam canais que permitem vazar a informação oculta dos governos, revelando suas verdades, operam pelo anonimato o desvio da atenção do público, lançando luz nas operações que buscam a obscuridade para serem processadas; e ocupam espaços públicos transformando-os em gigantescos acampamentos de transformação cultural e política.

IHU On-Line – De que maneira as tecnologias de produção e divulgação de conteúdo web, muito impulsionadas pela produção individual, acabam produzindo uma espécie de panóptico [3] digital capaz de capturar a maior parte da vida em sociedade?

As redes sociais, entretanto, querem se transformar em megafazendas, gigantescos currais que capturem todo este trabalho

Henrique Antoun – A vida capturada nas redes sociais está de fato no chão de fábrica da produção empreendida pelo trabalho imaterial. Não fossem as redes e a metrópole, o trabalhador imaterial jamais teria consciência de sua potência e de seu valor. As redes sociais, entretanto, querem se transformar em megafazendas, gigantescos currais que capturem todo este trabalho. E, para evitar que haja defecção, geram filtros que distribuem e recortam os perfis de modo a gerar uma pequena bolha de conforto para cada um habitar.

Ao contrário de um panóptico que dá plena visibilidade ao olhar do poder para os corpos distribuídos nas celas da prisão, esses algoritmos derivados da mineração dos agentes no big data tornam a plena visibilidade impossível. A cada operação o território da visibilidade se modifica e o efeito global se transforma. Mesmo porque outros agentes invadem este espaço em busca de efeitos globais dentro desta gigantesca segmentação móvel que se tornaram. A vida tida como capturada nas redes sociais é uma vida infinitamente mais livre do que a vida que se submetia ao panóptico das fábricas disciplinares. Mesmo sua exploração se faz de modo móvel e tateante, pois as estratégias de corrupção do capital não possuem a mesma potência que as técnicas de organização panóptica da produção que dominavam o trabalho material assalariado.

IHU On-Line – Como as redes sociais impactam no processo de participação democrática? Quais suas potencialidades e limites?

A democracia participativa, o ativismo e a ação direta são amplamente beneficiados nos processos de comunicação distribuída das redes interativas

Henrique Antoun – A democracia participativa, o ativismo e a ação direta são amplamente beneficiados nos processos de comunicação distribuída das redes interativas. Aqueles que sabem gerar as técnicas de si que sedimentam sua comunicação e suas chamadas para ação recebem imenso benefício. Em 2008, o fenômeno Obama [4] e na eleição de 2016 a campanha de Sanders [5] são sinalizações claras de um processo ao mesmo tempo evolutivo e amplificador que se movimenta na direção de uma municipalização e parceirização da política. Cresce a demanda pela franqueza nesta comunicação que se faz entre parceiros.

As parcerias se fazem ao gerar um meio de gênese que beneficie suas individuações, mais do que comunhão ideológica de modos de pensar. Por outro lado, crescem as estratégias de denúncia da política representativa que aposta em uma grande governabilidade, a construção de um amplo palanque a partir da definição de estratégias comuns de ação definidas por grandes programas ou megaeventos. Candidaturas que se apresentem como antipolíticas ou não políticas ganham a adesão daqueles que se consideram prejudicados pelas políticas de conciliação representativa. Mesmo porque para que se possa conciliar interesses estranhos e distantes precisa-se pôr de lado um verdadeiro benefício para as diferentes demandas dos movimentos sociais.

É por esta insatisfação generalizada que as campanhas identificadas com diferentes formas de intolerância têm ganhado um espaço cada vez mais ameaçador na política. Le Pen [6], Brexit [7], Bolsonaro [8] ou Trump [9] vem preencher este território de insatisfação generalizada com uma política incapaz de fazer algo que não seja beneficiar e ampliar a riqueza das megacorporações.

Podemos ver como exemplar, por exemplo, a estratégia da trollagem sem fim e da megainvasão de fakes que sedimentaram a vitória de Trump na eleição americana. Mas ela rapidamente se esgota em função dos novos filtros e dos novos operadores que se apresentam para neutralizá-la ou capturá-la.

IHU On-Line – De que forma podemos compreender dois fenômenos hegemônicos, mas aparentemente contraditórios entre si como a criação de “bolhas sociais digitais” e o aumento da intolerância? Como esses dois acontecimentos interagem entre si?

Estamos, de fato, trabalhando todo o tempo que permanecemos nas redes sociais

Henrique Antoun – As bolhas são estratégias da administração das redes sociais para reduzir o risco de defecção. Os algoritmos gerados pela mineração dos agentes sobre o big data procuram gerar pequenos grupos confortáveis para os perfis de rede verem e conversarem. Isto gera a impressão de que todo mundo interpreta como você os fenômenos com que você interage. A continuidade reiterativa desta impressão pode produzir forte intolerância com a manifestação divergente.

Na mídia irradiada, há um alto teor de invasividade, estamos sempre sendo coagidos pelos formadores de opinião a aderir à opinião ofertada como a opinião de todos. Na comunicação distribuída, pelo contrário, possuo um sem número de instrumentos e estratégias para impedir a invasão e a coação. A irritação explode toda vez que me sinto invadido. Insultos, bloqueios e vitupérios se sucedem nesta decepção do uso dos filtros que deveriam impedir o indesejado invasor. Na internet, eu quero estar no controle do território narrativo que habito.

IHU On-Line – Quais os impactos dos modos de agir no espaço digital nas formas de vida off-line?

Henrique Antoun – Os movimentos sociais têm cada vez maior importância na política metropolitana. Eles se sustentam em inúmeros coletivos. São as alianças entre os diferentes coletivos que fazem as bases da mobilização política. A política mais e mais se apresenta como movimentação. Em Barcelona um governo vai emergir das lutas do 15M [10] sob a batuta de uma ativista que vai gerar inúmeros experimentos no governo da metrópole. Sua imagem apresentada como a de uma ativista radical pelos adversários cresceu e ganhou confiança na medida em que ela promovia uma ampla conversação sobre os planos de governo e ouvia os coletivos incorporando suas demandas aos seus planos. Sua radicalidade transformou-se em franqueza que fez com que muitos passassem a confiar no que ela dizia. As parcerias e as conversações substituem na sociedade as contratuações e diálogos da mídia irradiada. A verdade que cada vez mais ganha apreço é aquela do jogo da franqueza que domina a conversa dos parceiros.

IHU On-Line – Qual o papel das redes sociais na intensa radicalização e polarização política, que tende às generalizações e imposições de uma espécie de “pré-identidade”, geralmente expressa nos termos “petralha” e “coxinha”?

A fonte da radicalização e polarização são os violentos processos de desregulamentação promovidos por ambos os grupos sob demanda de grandes corporações empresariais

Henrique Antoun – No caso destas polarizações, a rede social exprime em seu território aquilo que as mídias irradiativas de massa e as instituições sociais produziram para operar sua política. Uma divisão é operada a partir de um gigantesco e inusitado efeito global da comunicação em rede que foram as megamanifestações de 2013. A ameaça daquela multidão fez com que ela fosse segmentada pelas iniciativas institucionais e partidárias. Grupos que faziam parte dos partidos governantes nas cidades e no país se bateram nas manifestações contra aqueles que não tinham apreço pelas organizações partidárias. Estas, por seu lado, vendo o movimento sem lideranças da política institucional, tentaram se apresentar como os legítimos representantes do movimento.

Movimentos vinculados aos partidos nos governos entraram em choque com os manifestantes e aplaudiram as ações de repressão policial. Os agentes políticos investiram violentamente em um grande processo de segmentação para quebrar a integridade multitudinária. A multidão original acabou repartida em dois grupos que em tudo eram apresentados como antípodas pelas novas lideranças. Mas a fonte da radicalização e polarização são os violentos processos de desregulamentação promovidos por ambos os grupos sob demanda de grandes corporações empresariais. Os dois grupos acabaram identificados por cores: o vermelho e o verde e amarelo.

Notas: 

[1] Big Data: ("megadados" em português), em tecnologia da informação, refere-se a um grande armazenamento de dados e maior velocidade. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 "V": velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. (Nota da IHU On-Line)

[2] Trabalho Imaterial: conceito aplicado na linha do pensamento de Negri e Lazzaratto. São aquelas atividades que possuem como conteúdo principal a comunicação, a cooperação, o conhecimento e o saber. Leia mais sobre o conceito em Capitalismo cognitivo e trabalho imaterial. Entrevista com Maurizio Lazzarato, publicada em Notícias do Dia, de 6-12-2006, no sítio do IHU; As Revoluções do Capitalismo. Um novo livro de Maurizio Lazzarato. Reportagem publicada em Notícias do Dia, de 6-12-2006, no sítio do IHU. Mais reflexões sobre o conceito estão disponíveis aqui. (Nota da IHU On-Line)

[3] Panóptico: termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785. Ela permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que eles saibam que estão ou não sendo observados. O sistema teria, segundo Bentham, a vantagem de ser mais barato do que o adotado nas prisões de sua época, pois necessitaria de menos vigilantes. Ele seria aplicável não apenas a prisões, mas a qualquer outro tipo de estabelecimento baseado na disciplina e no controle. O termo foi resgatado pelo filósofo Michel Foucault. Conforme ele, no século 18 se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, a exemplo do panóptico, permitindo vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos de Bentham. O filósofo utilizou o termo em sua obra Vigiar e Punir (1975) para tratar da sociedade disciplinar. Novas tecnologias de comunicação e informação permitiram novas formas de vigilância nem sempre percebidas pelos indivíduos. Teóricos como Pierre Lévy e Dwight Howard Rheingold também utilizam o termo panóptico para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Nota da IHU On-Line)

[4] Barack Obama [Barack Hussein Obama II] (1961): advogado e político estadunidense. Foi o 44º presidente dos Estados Unidos, tendo governado o país entre 2009 e 2017. (Nota da IHU On-Line)

[5] Bernard "Bernie" Sanders (1941): é um político estadunidense, atualmente servindo como senador júnior dos EUA pelo estado de Vermont. Filiado ao Partido Democrata desde 2015, ele foi o político independente com mais tempo de mandato na história do Congresso dos Estados Unidos, embora sua coligação com os democratas permitiu-lhe postos em comissões parlamentares e, por vezes, deu maioria ao partido em votações. Sanders representa a minoria na Comissão de Orçamento do Senado desde janeiro de 2015 e, anteriormente, serviu por dois anos como presidente da Comissão dos Veteranos de Guerra. Sanders concorreu às eleições primárias que definiram o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos no pleito de 2016. Derrotado nas urnas pelos eleitores de Hillary Clinton, Sanders acabou reconhecendo a derrota em julho de 2016 e declarou apoio à ex-Secretária de Estado nas eleições presidenciais daquele ano. (Nota da IHU On-Line)

[6] Marion Anne Perrine Le Pen (1968): mais conhecida como Marine Le Pen, é uma advogada e política de direita da França. Deputada do Parlamento Europeu desde 2004, foi eleita presidente da Frente Nacional em 16 de janeiro de 2011, em substituição a seu pai, Jean-Marie Le Pen. É também conselheira regional de Nord-Pas-de-Calais desde março de 2010 e conselheira municipal de Hénin-Beaumont desde março de 2008. (Nota da IHU On-Line)

[7] Brexit: a saída do Reino Unido da União Europeia é apelidada de Brexit, palavra-valise originada na língua inglesa resultante da fusão das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). A saída do Reino Unido da União Europeia tem sido um objetivo político perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos, desde 1973, quando o Reino Unido ingressou na Comunidade Econômica Europeia, a precursora da UE. A saída da União é um direito dos estados-membros segundo o Tratado da União Europeia. Em 2106, a saída foi aprovada por referendo realizado em junho 2016, no qual 52% dos votos foram a favor de deixar a UE. O Instituto Humanitas Unisinos – IHU, na seção Notícias do Dia de seu site, vem publicando uma série de análises sobre o tema. Entre elas, A alma da Europa depois do Brexit, artigo de Roberto Esposito, publicado no jornal La Repubblica e reproduzido nas Notícias do Dia de 01-07-2016; e O Brexit e a globalização, artigo de Luiz Gonzaga Belluzzo, publicado por CartaCapital e reproduzido nas Notícias do Dia de 12-07-2016. Confira mais textos aqui. (Nota da IHU On-Line)

[8] Jair Bolsonaro [Jair Messias Bolsonaro] (1955): militar da reserva e deputado federal brasileiro. De orientação política de direita, cumpre sua sexta legislatura na Câmara, eleito pelo Partido Progressista. Foi o deputado mais votado do estado do Rio de Janeiro nas eleições gerais de 2014. Ficou conhecido pela luta contra os direitos LGBT. (Nota da IHU On-Line)

[9] Donald John Trump (1946): é um empresário, ex-apresentador de reality show e atual presidente dos Estados Unidos. Na eleição de 2016, Trump foi eleito o 45º presidente norte-americano pelo Partido Republicano, ao derrotar a candidata democrata Hillary Clinton no número de delegados do colégio eleitoral; no entanto, perdeu no voto popular. Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2017 e, aos 70 anos de idade, será a pessoa mais velha a assumir a presidência. Entre suas bandeiras estão o protecionismo norte-americano, por onde passam questões econômicas e sociais, como a relação com imigrantes nos Estados Unidos. Trump é presidente do conglomerado The Trump Organization e fundador da Trump Entertainment Resorts. Sua carreira, exposição de marcas, vida pessoal, riqueza e modo de se pronunciar contribuíram para torná-lo famoso. (Nota da IHU On-Line)

[10] 15M: O Movimento 15-M, também chamado de “Movimiento de los indignados”, é um movimento popular formado na sequência da manifestação de 15 de maio de 2011 (organizada por diversos coletivos), quando depois que 40 pessoas decidiram acampar uma noite na Puerta del Sol espontaneamente, houve uma série de protestos pacíficos na Espanha. O objetivo foi promover uma democracia mais participativa longe do bipartidarismo e do domínio de bancos e corporações, bem como uma "verdadeira separação de poderes" e outras medidas destinadas a melhorar o sistema democrático. (Nota da IHU On-Line)

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Redes sociais querem se transformar em currais do trabalho imaterial. Entrevista especial com Henrique Antoun - Instituto Humanitas Unisinos - IHU