Francisco será o primeiro Papa a visitar uma Igreja Anglicana

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Fevereiro 2017

O pontífice irá no domingo, dia 26 de fevereiro, à Igreja Anglicana de Roma, quase seis meses depois de assinar um acordo com o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, pelos 50 anos de diálogo entre ambos os ramos do cristianismo.

A informação foi publicada por Télam (Agência Nacional de Notícias da Argentina), 18-02-2017. A tradução é de Henrique Denis Lucas.

No domingo, dia 26 deste mês, o Papa Francisco se tornará o primeiro pontífice da história a visitar a Igreja Anglicana de Roma, quase seis meses depois de assinar um acordo histórico com o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, celebrando os 50 anos de diálogo entre católicos e anglicanos.

A visita do pontífice à Igreja de "All Saints", da capital italiana, será às 17h, no horário local (13h, na hora da Argentina), confirmou a jornalistas credenciados pela Santa Sé, o porta-voz papal, Greg Burke.

O diálogo católico-anglicano iniciou-se em 23 de março de 1966 com um encontro memorável entre o então Papa Paulo VI e o Arcebispo da Cantuária daquela época, Michael Ramsey, em que renovaram as relações que, durante cinco séculos, estavam truncadas.

Junto a Francisco estará Jonathan Boardman, capelão da Igreja desde 1999, enquanto se espera a confirmação da presença do reverendo David Moxon, representante pessoal de Welby em Roma.

Moxon também é o diretor do Centro Anglicano em Roma, uma espécie de embaixada anglicana diante da Santa Sé, instituído pouco depois do encontro entre Ramsey y Montini, que foi um primeiro gesto concreto da comunhão.

O último passo do diálogo entre anglicanos y católicos aconteceu em 5 de outubro do ano passado, quando o pontífice e Welby insistiram no compromisso e no dever de "estarmos unidos na causa comum de apoiar e defender a dignidade de todos os homens", ainda que existam "divergências”, mas motivados pelo desejo de afastar as nuvens escuras "das controvérsias" e "resolver os conflitos para trazer a paz".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco será o primeiro Papa a visitar uma Igreja Anglicana - Instituto Humanitas Unisinos - IHU