Ecofeira Unisinos apoia Horta Orgânica na Universidade

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • ‘Cultura do descarte e do ódio’ de governantes atuais lembra Hitler, confessa papa Francisco

    LER MAIS
  • O que suponho que Lula deveria dizer. Artigo de Tarso Genro

    LER MAIS
  • Bolívia. Breve reflexão a partir do golpe de Estado de 10 de novembro de 2019

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Carolina Lima e Marilene Maia | 17 Novembro 2016

O evento que acontece todas as quartas tem ajudado na consolidação de um cultivo coletivo de hortaliças dentro do Campus São Leopoldo

Os processos que implicam a construção de uma horta são muitos. É preciso que se considere o clima, podendo ele ser determinante nas escolhas de espécies a serem plantadas. Também se precisa levar em conta o solo, os nutrientes nele presentes, a textura, estrutura e os organismos vivos da terra. Além disso, outro fator importante é o local onde a plantação será localizada. É preciso garantir sol em abundância para certas espécies e também o acesso fácil de água ao local.

Para a preparação da Horta Unisinos, todos esses processos foram considerados. Desde janeiro de 2016 se vem consolidando o projeto. A primeira ação foi um trote solidário com alunos da Gastronomia para que esses carregassem tijolos do setor C, antigo centro 6, ao setor E, antigo centro 2. Mas antes disso, os primeiros processos vieram das provocações da Professora Raquel Chesini. “Em diversos momentos reunidos aqui, no curso de Gastronomia, eu questionava: como que não tinha uma horta aqui? Como cozinhar sem ter tempero perto?”, enfatiza.


Canteiros onde as hortaliças serão plantadas \ Foto: Carolina Lima

A partir disso, as possibilidades para a feitura da horta começaram a ser consideradas. Um projeto foi criado, junto com o apoio da Coordenação do curso de Gastronomia, e os pequenos passos foram sendo dados. Para se tornar uma realidade concreta, esse processo contou com diversos colaboradores. A marca Tramontina doou as ferramentas. A Unisinos cedeu um local, que fica entre os corredores E03 e E904. A Bionatur Sementes Agroecológicas contribuiu com sementes orgânicas, assim como a Isla Sementes, que ofertou sementes sem tratamento.

Desse modo, do seu jeito, cada um contribuiu com a construção da horta. Na quinta-feira, dia 03-11-2016, fez parte da programação paralela da Ecofeira Unisinos um mutirão para ajudar na consolidação dessa ideia. Estudantes de Gastronomia, Arquitetura, Biologia e Farmácia estiveram contribuindo. Ex-alunos também se sentiram envolvidos no projeto, como foi o caso da Júlia Rolim, formada em Arquitetura e Urbanismo. “Fiquei sabendo e quis ajudar”, explica.

Durante o mutirão, a terra estava sendo peneirada. Um grupo de sete mulheres, alunas e ex-alunas da Unisinos, estava separando a terra e fazendo o processo de passá-la por uma peneira elétrica giratória. O processo aconteceu dentro do próprio Campus da Unisinos São Leopoldo. Além disso, durante a tarde, os canteiros estavam sendo preparados. A divisão foi feita com tijolos para que a terra peneirada pudesse ser preenchida naquele espaço.


Alunas, ex-alunas e professoras trabalham peneirando a terra \ Foto: Carolina Lima

O processo da horta está nesse caminho. As estimativas são de que no início das aulas do próximo ano os alunos já possam ter acesso aos frutos da Horta Unisinos. “Pretendemos plantar ervas, temperos, hortaliças em geral”, conta a professora Raquel Chesini.

Todos e todas são convidados a contribuir com a Horta Unisinos. Os mutirões estão acontecendo durante os dias de Ecofeira Unisinos, todas as quartas-feiras, com exceção de feriados, quando a feira acontece nas quintas. “Resolvemos fazer junto com a feira porque é um momento que podem vir os alunos de qualquer curso que queiram colaborar”, convoca a professora.

Para acompanhar a programação da feira, acesse o link: http://bit.ly/2eSFnCb. Os mutirões acontecem todas as quartas a partir das 14h e são abertos ao público.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ecofeira Unisinos apoia Horta Orgânica na Universidade - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV