População de elefantes da savana caiu 30% em seis anos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Setembro 2016

Angola, Moçambique e Tanzânia são os países mais afetados pela caça ilegal. No Nordeste da República Democrática do Congo, no Norte dos Camarões e no Sudoeste da Zâmbia os elefantes estão ameaçados de "extinção local".

A informação foi publicada por Público, 31-08-2016.

A população de elefantes que vive na savana africana caiu 30% entre 2007 e 2013, sobretudo devido à caça ilegal, de acordo com um recenseamento inédito realizado em 18 países e publicado esta quarta-feira.

"Realizamos um inquérito de amplitude colossal e que o que encontramos é profundamente inquietante", disse Paul Allen, co-fundador da Microsoft e filantropo que ajudou a financiar este projeto de sete milhões de dólares (6,3 milhões de euros), citado num comunicado.

Inédito pela sua dimensão, o recenseamento de elefantes foi realizado porque foi possível enviar cientistas e defensores da fauna a 18 países africanos para contarem o número de elefantes, mortos ou vivos, que observaram.

O objetivo foi estabelecer uma base de dados fiável para o estudo futuro das populações de elefantes, de forma a poder-se proteger de forma mais eficaz este animal dizimado pelos caçadores furtivos que lhes querem retirar os dentes de marfim.
Paul Allen disse que espera lançar um estudo semelhante para os elefantes que vivem nas florestas africanas.

"Sabendo que a população de elefantes diminui, temos a responsabilidade colectiva de agir", disse Allen, precisando que o resultado completo do estudo deve ser publicado durante uma conferência no Havaí da União Internacional para a Conservação da Natureza.

O recenseamento dos elefantes da savana começou em 2013. Com a ajuda de 81 aviões, 268 participantes percorreram 436 mil quilômetros de voo. No total, foram registados 352.271 elefantes, 30% menos do que a estimativa de 2007 para esta população.

Este declínio acelerou ao longo dos anos e acontece atualmente a um ritmo de 8% ao ano, segundo o estudo que identifica Angola, Moçambique e Tanzânia como os países mais afetados pela caça ilegal. No Nordeste da República Democrática do Congo, no Norte dos Camarões e no Sudoeste da Zâmbia os elefantes estão ameaçados de "extinção local".

O estudo demonstrou também que as populações são estáveis, com tendência para crescer, na África do Sul, Botswana e Uganda, em algumas partes do Quênia, Zâmbia, Zimbabwe e Malawi, assim como na reserva W-Arli-Pendjari, que se estende por territórios do Benin, Nigéria e Burkina Faso.

O recenseamento dos elefantes da savana está ainda por fazer em dois países, a República Centro Africana e o Sudão do Sul, onde acesso é muito difícil, devido aos conflitos nestes países.

Leia mais...

Costa do Marfim faz operação para salvar elefantes ameaçados de extinção

Elefantes podem ser extintos em cem anos na África

"Guerra" pelo marfim causa mortandade na África

Elefantes e humanos em conflito

Sequestro no Quênia se liga à caça ilegal de elefantes na África

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

População de elefantes da savana caiu 30% em seis anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU