Pai de acusado de estupro diz que "preço é alto" por um "ato de 20 minutos"

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • EUA. Padre é suspenso por celebrar a missa rejeitando Francisco como Papa

    LER MAIS
  • Pela saúde da democracia. Manifesto luterano

    LER MAIS
  • Sobre a carta dos bispos. Profetismo incompreendido

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


07 Junho 2016

O depoimento da vítima lido no tribunal também foi amplamente compartilhado na mídia social. Na ocasião, o juiz demonstrou preocupação com o impacto que a prisão geraria em Turner.

A reportagem foi publicada por BBC Brasil, 06-06-2016.

Segundo os promotores, em janeiro de 2015, o jovem foi visto por outros dois estudantes estuprando uma mulher que estava deitada no chão, inconsciente, atrás de uma lixeira no campus da universidade.

As testemunhas disseram que o rapaz tentou fugir ao ser questionado, mas elas o impediram e o mantiveram no local até a polícia chegar. De acordo com o jornal "Mercury News", Turner estava bêbado quando cometeu o crime.

Ex-campeão de natação na época do colégio e integrante da equipe de Stanford no esporte, o jovem foi considerado culpado por três crimes em março. A acusação pedia uma sentença de seis anos na prisão, afirma o "Mercury News".

Além de ficar preso por seis meses e depois ser colocado em liberdade condicional, Turner estará registrado para o resto de sua vida como criminoso sexual.

Em um trecho de sua declaração ao tribunal antes de o filho ser condenado, o pai dele, Dan, disse que a vida do rapaz havia sido "profundamente alterada para sempre".

"Sua vida nunca será aquela com que ele sonhou e trabalhou tanto para conseguir", disse Dan. "Esse é o alto preço a pagar por um ato de 20 minutos ao longo de seus 20 anos de vida."

Muitos usuários do Twitter reagiram com raiva não só à declaração feita pelo pai de Turner, como também à condenação conferida no caso.

Cerca de 28 mil pessoas assinaram uma petição para que o juiz Aaron Persky amplie a duração da prisão. Elas consideram a sentença atual "leniente".

Persky disse que uma pena maior teria um "grave impacto" em Turner. Em sua decisão, o juiz disse que ter boas referências de caráter, ter demonstrado remorso e não ter antecedentes criminais foram circunstâncias atenuantes da pena.

Em uma declaração impactante lida na audiência, a vítima, hoje com 23 anos, disse que as ações de seu agressor haviam a deixado traumatizada para sempre. Ela criticou Turner por não admitir o crime e ter obrigado a ela e sua família a enfrentarem um julgamento "invasivo" e "agressivo".

Ao BuzzFedd, a vítima disse que estava desapontada com a sentença "gentil". Mas, "ainda que a pena tenha sido leve", ela afirmou esperar que o caso faça as pessoas "acordarem".

"Quero que o juiz saiba que ele acendeu uma pequena chama. Essa é uma razão para todas nós elevarmos ainda mais a nossa voz."

Em uma carta publicada pelo site, a jovem lamentou que seu agressor não demonstre "remorso sincero" nem assuma responsabilidade por sua conduta.

"Mesmo após 12 jurados unanimemente o considerarem culpado de três crimes, tudo que ele admitiu ter feito foi ingerir álcool", lamentou a vítima.

O promotor à frente do caso, Jeff Rosen, disse que "a punição não é adequada ao crime".

"O criminoso predador não assumiu sua responsabilidade, não demonstrou remorso e não disse a verdade", disse Rosen.

"A sentença não leva em conta a seriedade desse abuso sexual nem o trauma em curso para a vítima. Um estupro no campus é como um estupro fora do campus. Estupro é estupro."

Abaixo, um exemplo das postagens com o marcador #BrockTurner, em que a internauta diz:

"Vejo um padrão emergindo na cultura do estupro que sugere que mulheres têm um passado, enquanto homens têm um potencial."

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pai de acusado de estupro diz que "preço é alto" por um "ato de 20 minutos" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV