A comunidade Santo Anselmo. Ecumenismo que transforma a vida

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “A mulher precisa, e as religiosas sobretudo, sair daquele papel de que ela é inferior”. Entrevista com a Ir. Maria Freire

    LER MAIS
  • Governo Bolsonaro deixa estragar 6,8 milhões de testes de covid-19

    LER MAIS
  • A Economia de Francisco. ‘Urge uma nova narrativa da economia’. A vídeomensagem do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


06 Abril 2016

Está se revelando “uma experiência que transforma a vida”, aquela dos dezesseis jovens que desde setembro passado vivem em Londres numa ala do Lambeth Palace, sede do primaz da Comunhão anglicana e arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Os membros da Comunidade de Santo Anselmo provêm de todo o mundo, são de diversas confissões cristãs, têm entre 20 e 35 anos; entre eles há médicos, operadores financeiros, pastores, jornalistas. Juntos viverão até junho um percurso centrado na prece, em particular pela unidade dos cristãos, no estudo e no serviço em associações de caridade em Londres.

A informação é publicada por L'Osservatore Romano, 03-04-2016. A tradução é de Benno Dischinger.

A guiar o caminho, uma regra que se inspira na tradição beneditina e um horário preciso dos dias, que prevê duas oras de prece pessoal. Membros da comunidade são também vinte jovens que não residem em Lambeth Palace, mas seguem a regra continuando as suas atividades de estudo e trabalho em Londres. Desejo do arcebispo Welby, que colocou a prece e a renovação da vida religiosa entre as prioridades do seu ministério, é que esta experiência, da qual ele próprio participa quando reside em Lambeth Palace, seja uma “experiência de transformação por obra do amor que nos encontra e nos guia, para que também nós possamos tornar-nos fonte de amor”.

Prior da comunidade é Anders Littzell, de origem sueca, pastor anglicano desde 2012. Entre os jovens de diversas confissões está também uma jovem católica francesa, Agnès Vanhems. Nestas semanas – como informa a agência Sir – estão em curso colóquios para identificar um novo grupo que em setembro começará uma experiência semelhante. 

A singular experiência da comunidade de Sant’Anselmo é somente a última das iniciativas ecumênicas que de certo modo procura aprofundar o diálogo e a colaboração com a tradição católica. Somente em fevereiro passado, como se recordará, se desenvolveu uma histórica celebração na capela real do Hampton Court Palace de Londres, onde pela primeira vez desde mais de 450 anos, isto é, desde a separação anglicana, tem sido recitadas as vésperas segundo o rito latino da Igreja católica. Celebrantes, o reverendo anglicano Vincent Gerard Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência episcopal da Inglaterra e Gales.

Naquela ocasião, os dois líderes religiosos se disseram firmemente convencidos que as comunidades cristãs devem por de parte séculos de divisão e reconhecer terem uma “agenda comum” numa época sempre mais marcada por um conceito de laicidade hostil à religiosidade. Tanto mais, foi observado, que os cristãos praticantes são hoje, na própria Grã Bretanha, uma minoria com frequência até perseguida no seu direito de exprimir publicamente o próprio credo. Nesta mesma perspectiva, se recordará, em novembro passado, o pregador da Casa Pontifícia, padre Raniero Catalamessa, tinha sido convidado a intervir na abertura dos trabalhos do sínodo geral da Church of England, em Westminster Abbey, em presença da rainha Elisabeth II.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A comunidade Santo Anselmo. Ecumenismo que transforma a vida - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV