A Grande Aposta. Christian Bale encarna analista que previu colapso da economia dos EUA

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Janeiro 2016

Uma das razões de Christian Bale, 41, ser considerado um dos atores mais respeitados da sua geração passa pelas escolhas arriscadas na carreira. 

A reportagem é de Rodrigo Salem, publicada por Folha de S. Paulo, 14-01-2016.

Depois de estourar aos 13 anos em "O Império do Sol" (1987), o galês interpretou um serial killer em "Psicopata Americano" (2000), virou um esqueleto ambulante em "O Operário" (2004), vestiu o uniforme do Batman quando o herói não passava de uma piada e levou o Oscar pelo ex-boxeador perturbado de "O Vencedor" (2010). 

No novo "A Grande Aposta", Bale arrisca novamente no papel verídico de Michael Burry, um esquisito analista econômico que previu o colapso da economia americana em 2008. Além do tema espinhoso, o longa é dirigido por Adam McKay, mais conhecido por comédias bobas como "O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy" (2004). 

Segurança em casa 

Mas o filme virou uma das surpresas da temporada de premiações. E Bale diz que só ousa no cinema por ter segurança em casa. "Minha mulher [Sibi Blazic] é formada em economia. Ela faz grandes investimentos", conta à Folha. "Não estaria aqui se não fosse por ela. Ninguém vira ator achando que vai ficar rico. As chances são mínimas e tudo luta contra. 

"O mais difícil hoje é fazer uma obra de arte e nem todos os filmes são arte", afirma ele. "Fazer um longa sobre a crise financeira separa os homens dos meninos. Você pode falhar miseravelmente ou ter um imenso sucesso. São esses projetos que me interessam." 

Divulgação 

"A Grande Aposta" segue analistas (vividos por Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, entre outros) que apostaram contra a economia em meados dos anos 2000, antecipando a implosão da bolha imobiliária causada por vendas ilegais de títulos hipotecários e, assim, virando bilionários. "Não há heróis aqui, preciso avisar", afirma Bale

A história do filme foi contada no livro "A Jogada do Século", de Michael Lewis

No cinema, ela ganha um roteiro espertíssimo para quem não entende de economia: em certos momentos, a atriz Margot Robbie, o chef Anthony Bourdain e a cantora Selena Gomez interrompem o longa para explicar os termos mais cabeludos. "O mercado financeiro utiliza um vernáculo para confundir ou intimidar as pessoas comuns. É um truque velho", conta Bale

Assustador

O ator está tão à vontade entre os números e o aspecto esquisito do seu personagem que chega a ser assustador: ele usou as roupas do Burry real o tempo todo durante as filmagens e aprendeu a tocar bateria –algo que o investidor usava para liberar o stress.

"Comecei a tocar uma música do Pantera. Foi intenso. Sabe o grito que dou no fim da cena? É meu joelho falando", relata. "Destruí a bateria no set. Quebrei as baquetas e só parei porque o pedaço de uma delas quase arrancou o olho de um membro da equipe."

Não se sabe quantas baterias Bale quebrou desde que o áudio dos seus xingamentos contra o diretor de fotografia de "O Exterminador do Futuro" e "A Salvação" (2009) vazaram na internet, mas o astro parece mais relaxado.

Divulgação

"Admito que gosto de ser o rei do meu território. Tenho as melhores conversas comigo mesmo e sou uma ótima companhia para mim. Acho que adoraria fazer todos os filmes sozinho", brinca, tentando não soar egocêntrico. 

Ao que continua: "Acho que isso tem a ver com o fato de ter vivido a infância mudando de casa e dormindo no sofá de amigos quando minha família era despejada". 

A GRANDE APOSTA (THE BIG SHORT)
DIREÇÃO Adam Mckay
ELENCO Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt
PRODUÇÃO EUA, 2015, 12 anos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Grande Aposta. Christian Bale encarna analista que previu colapso da economia dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU