25 municípios da RMPA necessitam ampliação dos sistemas de abastecimento de água

Revista ihu on-line

Pra onde ir - A crise do Rio Grande do Sul vai além da questão econômica

Edição: 510

Leia mais

Henry David Thoreau - A desobediência civil como forma de vida

Edição: 509

Leia mais

Populismo segundo Ernesto Laclau. Chave para uma democracia radical e plural

Edição: 508

Leia mais

Mais Lidos

  • Estamos já em plena ditadura civil?

    LER MAIS
  • Sobre o corporativismo clerical

    LER MAIS
  • James Martin defende que os católicos LGBT não são obrigados a praticar a castidade

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU

20 Abril 2015

O abastecimento de água mantém-se um dos assuntos mais debatidos nas políticas públicas. O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, publica análises sobre as realidades do Vale do Sinos - VS e da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Entre os temas de análise, está a água.

A Agência Nacional de Águas - ANA publicou, em março de 2015, novos dados referentes ao abastecimento de água no Brasil em suas diversas regionalizações. Os dados apresentam a situação do abastecimento de água nos 34 municípios da RMPA para o ano em curso.

A tabela 01 apresenta a situação do abastecimento de água nos municípios da RMPA segundo o relatório da ANA. Dos 34 municípios da região, 25 apresentam necessidade de ampliação do sistema, o que representa 73,53% dos municípios.

Outros 2 municípios necessitam novos mananciais, representando 5,88%. Por outro lado, apenas 7 municípios possuem abastecimento satisfatório para o ano de 2015. Mananciais são fontes de água que podem ser usadas para o abastecimento público.

Ao analisarmos a proporção populacional de cada município da RMPA em relação à água, os números variam. Segundo este método, 50,27% da população reside em municípios onde o abastecimento é satisfatório.

A população que reside em municípios que requerem novos mananciais também apresenta aumento. Agora, 10,77% se encaixam nessa opção, enquanto antes eram apenas 5,88%. A ampliação do sistema apresentou a maior variação, onde ao contar a população, quase 39% residem em municípios que requerem a ampliação de seu sistema.

A tabela 02 exibe os sistemas de abastecimento de água conforme o número de municípios atendidos. Dos 47 sistemas existentes nos 34 municípios da RMPA, 38 atendem a um único município; os outros 9 atendem a mais de um município.

A tabela 03 apresenta os mananciais segundo o tipo nos municípios da RMPA. Subterrâneo é aquele reservatório que se encontra abaixo da superfície, enquanto superficial é aquele que se encontra acima da superfície.

Dos 34 municípios da região, 26 possuíam apenas mananciais superficiais, enquanto outros 3 possuíam mananciais tanto subterrâneos quanto artificiais. Além disso, 5 municípios possuíam mananciais subterrâneos.

A tabela 04 apresenta o abastecimento de água na RMPA segundo os principais mananciais. Assim, são apresentados o tipo de sistema e as sedes urbanas atendidas por cada manancial. Os municípios de Rolante e São Sebastião do Caí não estão inseridos na tabela por terem sido adicionados recentemente à RMPA.

A tabela 05 apresenta a estimativa de custos para adequação dos sistemas conforme dados da ANA. Segundo estes dados, a RMPA apresenta estimativa de custos, de 2015 até 2025, de 215 milhões. O município de Rolante não teve dados divulgados pela ANA para a estimativa de custos.

Dos 33 municípios, a maior estimativa de custo ocorre em Porto Alegre, com mais de 51 milhões de reais. O segundo maior custo, no montante de 28 milhões de reais, é calculado para Novo Hamburgo.

A menor estimativa de custo dá-se em Glorinha com aproximadamente 2 milhões e 700 mil reais. Além deste, apenas o município de Nova Santa Rita tem estimativa inferior a 3 milhões de reais.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Instituto Humanitas Unisinos - IHU - 25 municípios da RMPA necessitam ampliação dos sistemas de abastecimento de água