''O ecumenismo de Romero passa pelos pobres'', afirma Rowan Williams

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Dezembro 2014

"O ecumenismo, visto por Dom Romero, passa pelos pobres", afirma Rowan Williams, primaz anglicano de 2002 a 2012, hoje reitor da Magdalene College, da Universidade de Cambridge.

A reportagem é do Servizio Informazione Religiosa (SIR), 14-12-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Williams, que faz parte da Câmara dos Lordes, disse ao SIR o sentido da conferência que ele proferiu no dia 13, na catedral de St. Chad, em Birmingham, intitulada "Um santo para todo o povo de Deus: Romero e o futuro ecumênico".

A conferência é uma das iniciativas promovidas pelo Romero Trust, que divulga a vida e as obras do arcebispo de San Salvador, assassinado por um mercenário com um tiro no coração, enquanto celebrava a missa no dia 24 de março de 1980.

"Dom Romero – explica Williams – nos oferece uma perspectiva sobre a unidade cristã diferente da que adotamos comumente. Para ele, a unidade da Igreja depende da nossa união com Cristo, que depende da solidariedade com os pobres. Quando superamos o nosso medo e o isolamento para nos unirmos a Cristo, estamos unidos uns aos outros".

E acrescenta: "Nas nossas discussões sobre a unidade, nunca devemos perder de vista essa dimensão. Diversas perspectivas teológicas e disciplinas devem se perguntar como respondem ao pedido de estar com Cristo, em solidariedade com aqueles que são mais vulneráveis".

Em 2006, Williams se encontrou no Vaticano com o Papa Bento XVI e assinou, junto com ele, uma declaração conjunta sobre o ecumenismo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

''O ecumenismo de Romero passa pelos pobres'', afirma Rowan Williams - Instituto Humanitas Unisinos - IHU