Chuvas têm ligação direta com plantas na Amazônia, aponta estudo

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Setembro 2012

Na região da Amazônia, as plantas emitem sais de potássio que formam as nuvens, as quais abrigam as partículas aerossóis responsáveis por causar chuva. Esse é o resultado de um estudo realizado entre cientistas da USP e das universidades de Berkeley e Harvard (nos Estados Unidos), além do Instituto Max Planck, na Alemanha.

A reportagem é publicada por Amazonia.org.br, 05-09-2012.

Segundo o professor de física da USP Paulo Artaxo, coordenador brasileiro do estudo, as chuvas na região Amazônica estão mais ligadas à floresta do que se imaginava. “Uma quantidade significativa das gotículas [de chuva] contém potássio, elemento de emissão direta das plantas, que não é formado na atmosfera”, explicou ao portal G1.

A pesquisa, que foi publicada na revista Science, desmentiu o conceito anterior, de que os aerossóis responsáveis pelas chuvas eram gerados por reações químicas no ar.

Segundo Artaxo, a descoberta adiciona um elemento à forma como a vida controla a formação da atmosfera e do clima no planeta. “Não é só através da fotossíntese e da respiração, não é só pela emissão dos gases de efeito estufa, mas também as partículas aerossóis são controladas por processos biológicos”, frisou.

O professor ainda salientou que o clima do planeta não é influenciado, apenas, através da fotossíntese, da respiração e pelas emissões dos gases de efeito estufa, “mas também as partículas aerossóis são controladas por processos biológicos”, frisou.

Essa ligação entre as chuvas e as plantas não acontece em áreas de vegetação rasteira, a exemplo do Cerrado e da Caatinga, pois os sais de potássio são emitidos pelas filhas das árvores. “A floresta tem um índice de área folhada muito maior do que as gramíneas”, analisou Artaxo. Portanto, a ação acontece em qualquer vegetação arbórea, mas não gramínea, aponta o estudo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chuvas têm ligação direta com plantas na Amazônia, aponta estudo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU