Novo governo do Paraguai divulga vídeo de suposto encontro entre militares e chanceler venezuelano

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Julho 2012

A ministra de Defesa do Paraguai, María Liz García, divulgou nesta terça-feira um vídeo com imagens de uma suposta a reunião que o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, teria mantido com altos comandantes militares paraguaios no dia 22 de junho, pouco antes do processo de impeachment relâmpago que determinou a saída de Fernando Lugo da presidência do país.

A notícia é do sítio Opera Mundi, 03-07-2012.

Em breve entrevista coletiva, a ministra disse que recebeu ordens do presidente Federico Franco, que sucedeu Lugo neste mesmo dia, de entregar à imprensa cópias da gravação, que mostra os participantes do encontro entrando e saindo do local onde ocorreu a reunião.

María Liz acusou há alguns dias Maduro de incentivar as Forças Armadas paraguaias a se rebelarem contra a cassação de Lugo.

"Tenho certeza que vão entregar (cópias do vídeo) às instâncias correspondentes", disse hoje a ministra em referência ao Ministério Público. As imagens, editadas e sem áudio, foram exibidas por um canal de televisão paraguaio. A reunião teria ocorrida entre às 16h23 e 16h33 do dia 22, pouco antes do início da sessão no Senado que culminou no impeachment de Fernando Lugo, considerado culpado por mau desempenho de suas funções.

O vídeo editado, de um minuto e 50 segundos de duração, inclui fotos e nomes dos participantes. O governo do Paraguai disse que entregaria uma versão sem cortes a outros meios de comunicação do país.

O encontro de Maduro com comandantes das três divisões das Forças Armadas teria sido convocado pelo chefe do gabinete militar da presidência de Lugo, o general Ángel Vallovera, e ocorrido no Palácio de Governo. Teriam participado da reunião os comandantes do Exército, Adalberto Garcete, da Marinha, Juan Benítez, e da Força Aérea, Miguel Christ.

Assim que assumiu a presidência, Franco substituiu o chefe de seu gabinete militar e os comandantes do Exército e da Marinha.

Christ depôs na Comissão de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. O teor do depoimento não foi oficialmente revelado. Segundo o jornal "ABC Color", Christ teria dito a deputados que Maduro e o embaixador equatoriano no Paraguai, Julio Prado, propuseram aos militares que assinassem um documento reconhecendo Lugo como presidente.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo governo do Paraguai divulga vídeo de suposto encontro entre militares e chanceler venezuelano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU