Londres, Hawking será enterrado em Westminster ao lado de Newton e Darwin

Revista ihu on-line

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

Mais Lidos

  • Tuitadas

    LER MAIS
  • Adaptando-se a uma ''Igreja global'': um novo comentário internacional sobre o Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Assim arma-se a próxima crise financeira

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

21 Março 2018

Da teoria da gravidade aos buracos negros: Stephen Hawking será enterrado ao lado do túmulo de Isaac Newton na Abadia de Westminster. As cinzas do astrofísico britânico, que recentemente morreu aos 76 anos, serão depositadas perto do túmulo em que jaz o matemático, físico e astrônomo do século XVIII considerado um dos pais da ciência moderna.

“É totalmente justo que dois grandes cientistas de tal calibre sejam enterrados lado a lado", afirmou o reverendo John Hall, diácono de Westminster Abbey. "Newton foi enterrado lá em 1727. Charles Darwin foi enterrado ao lado de Newton em 1882. Outros cientistas tiveram sepultura no mesmo canto da igreja nos últimos tempos. Nós acreditamos que seja extremamente importante que a ciência e a religião trabalhem juntas para responder às grandes perguntas sobre o mistério da vida e do universo".

A informação é de Enrico Franceschini, publicada por La Repubblica, 20-03-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Na Universidade de Cambridge, onde ingressou como estudante em 1962 e viveu e ensinou durante toda a sua vida, Hawking acabou recebendo a prestigiosa cátedra de "Lucasian professor" de matemática, há seu tempo ocupada pelo próprio Newton. Quando de sua morte, a universidade o descreveu como "uma fonte de inspiração para milhões de pessoas". Seus filhos Lucy, Robert e Tim comentaram: "Foi um homem extraordinário e um grande cientista, cuja obra vai continuar a viver por longo tempo. Sua coragem e seu humor foram uma grande lição para muitas pessoas ao redor do mundo".

Os próprios filhos anunciaram que o funeral privado de Hawking será realizado em 31 de março em Great St. Mary, a igreja da prestigiosa universidade onde o cientista lecionou por 50 anos "na cidade que ele tanto amou e que tanto o amava". Após a cerimônia, haverá uma recepção para os parentes, amigos e colegas no Trinity College. O físico teórico sempre se declarou ateu, contudo os filhos ressaltaram que a sua vida como cientista, autor de grandes descobertas apesar das graves dificuldades causadas por uma doença nos neurônios motores "significou muito para muitas pessoas, tanto religiosos como não-religiosas". Por esta razão, o serviço funeral "será tanto inclusivo como tradicional, de modo a refletir a amplitude e a diversidade da sua vida".

O sepultamento das cinzas de Hawking acontecerá na Abadia de Westminster durante uma comemoração fúnebre especial em sua honra no final deste ano, mas a data ainda não foi anunciada.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Londres, Hawking será enterrado em Westminster ao lado de Newton e Darwin - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV