Ex-alunos jesuítas no Congresso chamados a proteger "Dreamers"

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Papa Francisco ataca o 'desejo de poder', a 'rigidez disciplinar' e a 'deslealdade' nas associações de fiéis, dos movimentos eclesiais e das novas comunidades

    LER MAIS
  • O que significa ser padre hoje? Artigo de Timothy Radcliffe

    LER MAIS
  • Jacques Dupuis: um caso aberto

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


03 Novembro 2017

O líder da Associação de Colégios e Universidades Jesuítas pediu a ex-alunos que atuam no Congresso para fazerem jus aos valores jesuítas, protegendo os imigrantes jovens ilegais trazidos para os Estados Unidos na infância, também conhecidos como "Dreamers" (sonhadores).

A reportagem é de Maria Benevento, publicada por National Catholic Reporter, 02-11-2017. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

O Padre Jesuíta Michael Sheeran, presidente da associação, falou ao lado de outros líderes do ensino superior, "Dreamers" e membros da Câmara e do Senado, em uma conferência de imprensa no dia 25 de outubro, em apoio ao Dream Act, que legalizaria sua situação.

Rep. Peter Welch (Vermont), graduado pela faculdade jesuíta College of the Holy Cross, em Worcester, Massachusetts, e co-patrocinador do Dream Act, disse à NCR que o discurso de Michael Sheeran enunciou a "dimensão moral" da liderança.

De acordo com Sheeran, cerca de 10% dos e das congressistas graduaram-se em faculdades e universidades jesuítas. Ele desafiou-os, em particular, e grandes alunos das escolas jesuítas, lembrando-lhes que foram ensinados a exercer uma "cidadania responsável". Uma cópia do discurso também foi enviada a todos os ex-alunos jesuítas no Congresso.

O Congresso tem até o início de março de 2018 para aprovar uma lei protegendo os aproximadamente 800.000 imigrantes que se beneficiam da Ação Diferida para os Chegados na Infância (DACA). A DACA, atualmente, concede autorização de trabalho e proteção de deportação, mas começará a expirar para cerca de 1.400 pessoas por dia a partir de 5 de março de 2018.

"Vocês aprenderam na escola sobre o dever de respeitar e proteger os direitos naturais dos outros seres humanos, principalmente quando estão em necessidade diante de vocês", disse Sheeran. "Vocês têm o poder... de fazer justiça por esses alunos. Vivam o que aprenderam nas nossas escolas. E convençam seus parceiros a fazer o mesmo. Republicanos, democratas, nesta questão, pensem no próximo."

Sheeran também elogiou os "Dreamers", dizendo que têm "muito para dar ao nosso país", pessoal e economicamente.

"Eles são alunos excelentes e preparados que seguram a mão da mãe ou agarram-se ao pescoço do pai ao entrar pela fronteira", disse Sheeran. "Não fizeram nada de errado. Pelo contrário, ajudam os outros."

Welch disse à NCR que alguns membros do Congresso que "reconhecem que os ‘Dreamers’ têm uma reivindicação que merece respeito" ainda "querem usar suas aspirações de alavanca para realizar outros objetivos... como construir um muro ou aumentar o policiamento interno".

Sheeran "sugere que os membros deem um passo para trás e olhem a situação a partir da perspectiva da escolha moral. E, olhando bem, só há uma escolha", disse Welch.

O discurso pode ser influente porque os valores jesuítas são "amplamente compartilhados, se não sempre exercidos por membros do Congresso que receberam educação jesuíta", declarou. "Se eu não concordasse, questionaria o porquê disso."

A Senadora Tim Kaine (Virginia), companheira de chapa de Hillary Clinton na eleição presidencial de 2016, que estudou no colégio jesuíta Rockhurst High School, em Kansas City, Missouri, também elogiou o discurso de Sheeran. Ela é co-patrocinadora da versão do Senado do Dream Act.

"Aplaudo o forte apoio dado por educadores jesuítas aos ‘Dreamers’", disse, em um comunicado enviado à NCR. "O apoio é coerente com as Escrituras e com valores estadunidenses expressos na Declaração de Independência e de nossa história subsequente enquanto nação."

Rep. Rosa DeLauro (Connecticut), co-patrocinadora do Dream Act e graduada pela Marymount College, de Nova York, que se fundiu com a Universidade de Fordham, disse em um comunicado enviado à NCR que sua fé católica é "enraizada na crença de que temos de nos preocupar com os pobres, os mais vulneráveis e aqueles que precisam de proteção. Com esses valores em mente, é essencial que cumpramos o nosso dever moral, protegendo os "Dreamers" da deportação."

O apoio ao Dream Act não se limita aos democratas. O Senador Richard Durbin (Illinois), graduado pela Universidade de Georgetown, um dos primeiros a apresentar uma versão do Dream Act em 2001, agradeceu a republicanos como Lisa Murkowski, do Alasca, por seu apoio durante a conferência de imprensa de 25 de outubro.

"Não podemos permitir que estes jovens saiam da escola, sejam arrancados da vida boa e das boas oportunidades porque o Congresso não consegue organizar o Ato", disse Durbin. "Estamos diante do início de uma coalizão bipartidária. Não há desculpa. Precisamos fazer esse trabalho."

Murkowski, também graduada pela Universidade de Georgetown, é co-patrocinadora do Dream Act e trabalhou pelo projeto de lei com a Arquidiocese de Anchorage.

A diretora de comunicações, Karina Petersen, disse, em um e-mail à NCR, que Murkowski "aprecia o apoio inabalável da Igreja, particularmente dos bispos católicos, à causa dos "Dreamers". ... O apoio contínuo da comunidade religiosa é essencial para o nosso sucesso no Congresso."

A NCR contatou vários ex-alunos jesuítas republicanos, mas apenas Murkowski respondeu às perguntas.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-alunos jesuítas no Congresso chamados a proteger "Dreamers" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV