Os episcopais norte-americanos criticam Trump

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • O que significa ser padre hoje? Artigo de Timothy Radcliffe

    LER MAIS
  • Paulo Freire. Cem anos de solidão pedagógica?

    LER MAIS
  • Por que a extrema direita elegeu Paulo Freire seu inimigo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Setembro 2017

Em publicação no New York Times, 125 bispos da Conferência Episcopal pedem que o presidente dos Estados Unidos não ponha fim à Ação Diferencial para Chegados na Infância (DACA).

A informação é publicada por Riforma, 25-09-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

125 bispos da Conferência Episcopal dos Estados Unidos compraram uma página inteira do New York Times de 21 de setembro, para publicar um anúncio endereçado para Donald Trump no qual é apresentado o pedido para não por fim à Ação Diferencial para Chegados na Infância (DACA): o "escudo" temporário promovido pelo ex-presidente Barack Obama que serviu para proteger cerca de 800 mil meninos e meninas, jovens e adultos - chamados de "dreamers", sonhadores – que, chegados aos Estados Unidos sem documentos em idade infantil, graças à inscrição no programa foram capazes de completar o percurso de instrução superior e trabalhar legalmente.

As 125 assinaturas que apareceram no New York Times consideram que "a decisão de terminar o programa irá colocar em perigo a vida de milhares de jovens e de suas famílias; um gesto extremamente contrário à fé e às tradições morais que distinguem o país”, conforme ressaltam os bispos estadunidenses.

Michael Curry, Katharine Jefferts Schori e Frank T. Griswold, três dos 125 bispos signatários - lembra a agência de notícias episcopal ‘Episcopal News Services’ – consideram "injusto privar do bem-estar muitos jovens que chegaram aos EUA quando eram crianças e não por própria escolha”.

Richard Witt, diretor executivo do Serviço de Migrantes da Conferência Episcopal, e Lawrence C. Provenzano, da Diocese de Long Island, lembraram como o tão difundido multiculturalismo e multirreligiosidade exigem hoje que os livros de oração sejam “redigidos em diferentes idiomas” justamente “para facilitar a vida das pessoas que vivem e residem em diferentes bairros espalhados pelos Estados Unidos".

Witt e Provenzano também foram os promotores da iniciativa e da declaração (antes enviada por e-mail aos colegas para colher as assinaturas) publicada no New York Times: uma declaração, contudo, não subscrita por unanimidade "talvez para evitar controvérsias” - disse Denise Fillon, diretora de Comunicação da diocese de Long Island. “Eu ouvi os bispos até terça-feira de manhã - continua Fillon - e então, com o texto compartilhado por uma esmagadora maioria, decidiu-se enviá-lo, no mesmo dia, para o jornal".

Os 125 bispos denunciam no texto que "acabar com a DACA e sem um programa de substituição, força os ‘sonhadores’ a um futuro social perigoso e precário, com escassas possibilidades de acesso à educação e ao emprego”, em última análise, que "todas as pessoas que antes eram tuteladas, hoje estariam mais expostas e vulneráveis a possíveis violências e perseguições” e que, sem garantias de apoio, veriam desmoronar sobre elas "um cenário inadmissível e cruel".

O presidente Barack Obama havia instituído o DACA em junho de 2012: "Hoje - conclui o apelo – a nossa Nação está se movendo de forma diametralmente oposta ao que a Sagrada Escritura nos conclama a fazer. Não consideramos isso um ‘passo para o progresso’, mas um verdadeiro retrocesso causado por uma decisão condenável e inaceitável".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os episcopais norte-americanos criticam Trump - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV