ONU levará à COP23 jovens com iniciativas de combate à mudança global do clima

Mais Lidos

  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Setembro 2017

Uma competição de vídeos promovida por UNFCC e UNDP-GEF Small Grants Programme (programa de bolsas da Global Environmnet Facility – GEF com o PNUD), em parceria com a tve, premiará jovem com uma viagem de ida e volta para a COP 23, que acontecerá em Bonn, na Alemanha, entre 6 e 19 de novembro deste ano. Além de participar da conferência, o premiado terá também a oportunidade de atuar como jovem repórter, auxiliando a equipe de redação das Nações Unidas com vídeos, artigos e publicações em redes sociais.

A reportagem é publicada por PNUD, 01-06-2017.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o engajamento dos jovens em torno do combate à mudança global do clima, além de promover ações em andamento em todo o mundo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prazo para participar da “Global Youth Video Competition 2017” vai até 18 de agosto, e os interessados devem enviar vídeo sobre uma iniciativa que eles próprios desenvolveram sobre uma das temáticas previstas, todas relacionadas às questões climáticas.

Como participar

Para participar da competição, basta ter entre 18 e 30 anos de idade e fazer um vídeo persuasivo de no máximo três minutos de duração, usando qualquer tipo de câmera. O vídeo deve ser enviado por meio do site tvebiomovies e deve mostrar uma iniciativa desenvolvida pelo participante sobre uma das duas categorias: “Cidades resilientes e respeitadoras do clima” ou “Oceanos e mudança global do clima”.

Desenvolver cidades e comunidades sustentáveis é um dos componentes-chave para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a adaptação aos impactos inevitáveis das mudanças do clima. Dentro dessa temática, os vídeos devem mostrar iniciativas sobre um dos temas abaixo:

  • A implementação de ideias/soluções que levem em conta as questões climáticas sobre como promover a sustentabilidade em comunidades/áreas urbanas; incluindo energia limpa, transporte limpo, hortas comunitárias, reciclagem e redução de resíduos, e outros projetos para reduzir emissões;
  • A construção de resiliência a impactos climáticos, tais como ondas de calor e inundações, por meio do plantio de árvores por exemplo, aumentando os espaços verdes e criando barreiras às inundações;
  • Ações para aumentar a conscientização pública e advogar por mudanças no nível político no que tange à necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa e de construção de resiliência.

A segunda temática “Oceanos e mudança global do clima” busca vídeos sobre ações de jovens para enfrentar os desafios relacionados a oceanos diante da mudança do clima. Os oceanos correspondem a 97% de toda a água do planeta, empregam 200 milhões de pessoas e são fonte primária de proteína para 3 bilhões de pessoas. A degradação deles, portanto, apresenta sérias ameaças a muitos países. Além disso, absorvem grande parte do aumento da temperatura e 30% do dióxido de carbono produzido por humanos, o que está contribuindo para níveis mais elevados de acidez e de volume, ameaçando muitas comunidades costeiras. Dentro dessa categoria, os vídeos devem mostrar projetos ou ações sobre um dos temas abaixo:

  • A restauração de regiões pantanosas e manguezais que atuem como proteção contra tsunamis e intrusão de água salgada;
  • A construção de diques e outros mecanismos de defesa contra o aumento do nível do mar;
  • O aumento do conhecimento científico para melhorar a saúde do oceano;
  • Atividades que aumentem a conscientização pública sobre a necessidade de se construir resiliência no que tange a oceanos e a formas de reduzir emissões de CO2, para que oceanos estejam melhor protegidos.

Vencedores da edição anterior

Na edição de 2016 da competição, os ganhadores foram Faouzia Bahloul, da Tunísia, e Phuong Vu Hoang, do Vietnã. Faouzia foi premiada a partir do vídeo “Think Renewable”, por meio do qual mostrou uma pesquisa que desenvolve para a produção de biogás com o auxílio de microalgas. Já Phuong Vu Hoang mostrou como ele busca aumentar a conscientização do povo vietnamita quanto à vulnerabilidades deles com relação à mudança global do clima, utilizando o design gráfico como ferramenta.

COP 23

A 23ª Conferência das Partes (ou COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (da sigla em inglês, UNFCC) terá lugar entre os dias 6 e 17 de novembro deste ano na cidade de Bonn, na Alemanha. O evento é considerado o principal fórum internacional para discussão de questões relacionadas às mudanças do clima. Várias decisões importantes para questões ambientais a nível global resultaram de negociações realizadas em edições anteriores da conferência, como o memorável Acordo de Paris, negociado na COP21, em 2015.

Para obter mais informações sobre a competição, visite a página da UNFCC.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ONU levará à COP23 jovens com iniciativas de combate à mudança global do clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU