"A doutrina católica foi sequestrada pelos que rompem a unidade", afirma dom Robert McElroy

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Abril 2018

Diante da “divisão, niilismo, hipocrisia e aborrecimento”, que se experimenta tanto na Igreja como na sociedade, é necessário mais do que nunca de uma “formação profunda das consciências”, que é promovida pelo Papa Francisco. Essa é a proposta de um dos bispos mais “franciscanos” da Igreja norte-americana, Robert McElroy, de San Diego, que alertou que “a doutrina católica foi sequestrada por aqueles que romperam a unidade de nossa doutrina social, ao reduzi-la às categorias partidaristas deformadas de nossa época e ao promover ensinamentos que impulsionam sua visão de mundo”.

A reportagem é de Cameron Doody, publicada por Religión Digital, 23-04-2018. A tradução é do Cepat.

Na semana passada, na Universidade Loyola de Chicago, o bispo McElroy fez um dos discursos mais importantes de um prelado estadunidense, nos últimos anos. Importante, pois retomou o debate que ele próprio instigou há três anos, quando interveio em uma plenária do episcopado do país e sustentou que a diretriz para a participação política de fiéis, que os bispos elaboraram em 2007, não era suficiente na era Trump e nem era fiel à revolução que o Papa Francisco já havia impulsionado na Igreja.

Naquela plenária, o chamado de McElroy para que os bispos norte-americanos seguissem a pegada de Bergoglio e colocassem a oposição à injustiça social no mesmo patamar que a oposição ao aborto foi desconsiderada, mas, agora – após a nova exortação apostólica Gaudete et exsultate, na qual o Papa sustenta exatamente isso –, McElroy voltou a insistir que os prelados escutem Francisco para superar a polarização eclesial e social.

Não é que a visão do Papa seja uma mera mudança de prioridades, recordou McElroy em seu discurso. O que é pedido por Francisco - em Gaudete et exsultate, em seu discurso ao Congresso estadunidense, em 2015, e em seus outros escritos magisteriais – é uma “formação profunda das consciências”, em que “o bem comum será melhor servido quando líderes e cidadãos operarem a partir de uma ética da virtude política anterior a questões de políticas individuais”.

Somente quando políticos e prelados escutarem o Papa e priorizarem o bem comum ao invés dos bens de grupos de interesse ou de partidos – e evitarem também o “engrandecimento pessoal” – será possível superar o faccionalismo e “evangelizar” de forma autêntica a cultura política dos Estados Unidos.

Cabe recordar que nos Estados Unidos, em apenas vinte anos, o número de democratas e republicanos que possui uma perspectiva “muito desfavorável” do outro partido mais que duplicou, de acordo com os números do Pew Research Center.

Um mal “desalentador” para o bispo McElroy, que não hesitou em responsabilizar políticos e eclesiásticos, ao mesmo tempo em que os animou a adentrar nas “virtudes” que o Papa representa e que mais do que nunca são necessárias na atual conjuntura política e social: “solidariedade, integridade, esperança e construção da paz”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"A doutrina católica foi sequestrada pelos que rompem a unidade", afirma dom Robert McElroy - Instituto Humanitas Unisinos - IHU