Frases do dia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Abril 2017

É um ou outro

“Pesquisa qualitativa encomendada por um governador do Nordeste mostrou que, quando o eleitor foi instado a citar um nome para o Planalto que não o do ex-presidente Lula, quem apareceu como primeira opção foi o juiz Sergio Moro” – Daniela Lima, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-04-2017.

Canalhas

“A generalização é a salvação dos canalhas. Quando o sujeito que rouba diz ‘mas todo mundo rouba’, ele pensa que está atenuando a culpa dele. Não é verdade. Primeiro que nem todo mundo rouba. E se todos roubassem, deveriam ir para a cadeia e não se eximirem da cadeia porque todo mundo rouba” – Célio Borja, ex-ministro da Justiça – O Estado de S. Paulo, 17-04-2017.

O ovo e a galinha

“A corrupção no Brasil é como a história do ovo e da galinha. Há mais de 30 anos mudam os executivos das empreiteiras e os políticos e partidos no governo, e tudo continua na mesma. Os políticos que chegam acreditam que tem o mesmo direito que os antecessores em receber propinas. E os empresários já se acostumaram a viver nesse ambiente promíscuo, sequer imaginando como é viver em um ambiente realmente competitivo. A única vítima dessa história é a população” – Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa do Ministério Público Federal – O Estado de S. Paulo, 17-04-2017.

Queda

“A participação de filiados paulistas nas eleições para a escolha de dirigentes do PT em cerca de 300 municípios de SP despencou em relação ao pleito anterior, em 2013. Naquele ano, 82 mil petistas votaram no Estado; há uma semana, apenas 46 mil militantes foram às urnas, de um total de 338 mil aptos a participar” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-04-2017.

Cesto furado

“Em Araraquara, cidade administrada pelo petista Edinho Silva, 121 pessoas apareceram para votar, de um total de 1.270 inscritas no colégio eleitoral. Em São Bernardo do Campo foram 1.262 de um colégio eleitoral de 7.619” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-04-2017.

Fora da curva

“Os números embasam acusação de suspeita de fraude do Movimento Optei, que pede a anulação da votação nas cidades em que houve comparecimento acima de 80%, quando a média no Estado foi de 14%” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-04-2017.

Por cima

“Apesar das denúncias contra Lula na delação da Odebrecht, setores do PT seguem acreditando que o STF (Supremo Tribunal Federal) permitirá que ele seja candidato em 2018, ainda que condenado em segunda instância” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-04-2017.

Epílogo

“A maior parte da legenda dá como certa a condenação do petista, em primeira e em segunda instâncias, o que impediria a candidatura, mas acha que o STF pode garantir a presença dele na cédula eleitoral, sob o argumento de que barrar a candidatura seria muito drástico e que ainda faltaria o pronunciamento das cortes superiores para a condenação definitiva dele” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-04-2017.

2016?

“A avaliação é que pode haver uma repetição do resultado que predominou em grandes capitais no ano passado: a opção por “outsiders”. “Mesmo que a gente chame todos os pais de santo, eles não adivinharão como vão ser essas eleições”, diz Otto Alencar (PSD-BA)” – Daniela Lima, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-04-2017.

Ele por todos

“A delação da Odebrecht fez irradiar para além da esquerda a tese de que a candidatura do ex-presidente Lula em 2018 é vital para evitar o extermínio da política. Com o lodaçal lançado sobre diversas siglas, há um trabalho para atrair desde já legendas de centro para a órbita do petista — a começar por caciques do PMDB, que teriam “senso de sobrevivência”. Tudo sob a premissa de que só Lula teria a couraça grossa o suficiente para travar uma batalha campal contra a Lava Jato” – Daniela Lima, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-04-2017.

Prova de fogo

“A articulação está fora da alçada do PT. Para o governador Flávio Dino (PC do B-MA), a “dinâmica que se desenha é de embate entre o ‘Partido da Lava Jato’ e o Lulismo”. “Há até uma data de lançamento desse confronto: 3 de maio, em Curitiba”, diz. Este é o dia em que Lula irá depor a Sérgio Moro” – Daniela Lima, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-04-2017.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU