Conselho de Cardeais discute papel dos leigos na Igreja

Revista ihu on-line

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho

Edição: 535

Leia mais

Mais Lidos

  • Arcebispo brasileiro é atacado por liderar ''infiltração esquerdista'' na Igreja

    LER MAIS
  • A radical visão teológica do Papa Francisco

    LER MAIS
  • O surgimento dos ''cismáticos devotos'' na Igreja Católica. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

16 Dezembro 2016

O grupo de cardeais que assessoram o Papa Francisco na reforma da burocracia central da Igreja usou a sua última reunião do ano para focar nos papéis dos dicastérios vaticanos que interagem com os governos estrangeiros, supervisionam a Igreja em territórios missionários, consideram quais padres são nomeados bispos e que trabalham com as igrejas orientais.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 14-12-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Greg Burke, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse que o Conselho de Cardeais esteve particularmente focado nas funções da Secretaria de Estado, da Congregação para a Evangelização dos Povos, da Congregação para os Bispos e nas funções da Congregação para as Igrejas Orientais.

Burke falou que dois grandes temas surgiram como “linhas-mestras” durante a reunião: o zelo missionário e a sinodalidade.

O Conselho dos Cardeais, criado por Francisco para auxiliá-lo na reforma da Cúria Romana, reuniu-se com o papa em Roma desde segunda-feira até quarta-feira para aquela que foi a sua 17ª reunião.

O único americano presente no grupo é o Cardinal Sean O’Malley, de Boston.

Burke disse que o Conselho dos Cardeais não falou sobre a carta polêmica de novembro emitida por quatro cardeais que desafiava a exortação apostólica sobre a família do Papa Francisco, Amoris Laetitia.

“O papa foi claro em que o Sínodo se pronunciou, que o Espírito se pronunciou”, disse o porta-voz, referindo-se às assembleias sinodais de 2014 e 2015 que levaram o pontífice a escrever o citado documento.

Burke falou também que, durante os encontros, os cardeais receberam atualizações dos dois novos dicastérios vaticanos que Francisco criou a partir da sugestão do grupo: o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

O porta-voz disse que o Cardeal Kevin Farrell, do dicastério dedicado a leigos, família e a vida, enfatizou a importância do papel do laicato na Igreja e fez aos cardeais um “convite para reler” a carta que o papa escreveu sobre o assunto no começo do ano, carta endereçada ao Cardeal Marc Ouellet em seu papel de presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Nela, emitida em abril, Francisco reafirmou claramente o direito de os leigos tomarem decisões em suas vidas, dizendo que os padres devem confiar que o Espírito Santo está trabalhando neles e que o Espírito “não é só ‘propriedade’ da hierarquia eclesial”.

O cardeal australiano George Pell, presidente da Secretaria para a Economia, também fez uma apresentação aos cardeais, assim como o fez O’Malley, que lidera a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.

Burke igualmente falou que o Conselho terminou agora as considerações sobre quatro departamentos vaticanos – a Congregação para a Doutrina da Fé, a Congregação para a Vida Religiosa, a Congregação para as Causas dos Santos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – e que submeteu propostas sobre eles ao papa.

A próxima reunião do Conselho dos Cardeais está marcada para acontecer entre 13 e 15 de fevereiro.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho de Cardeais discute papel dos leigos na Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV