Extração de ouro na região de Belo Monte será debatida em comissão

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Agosto 2016

A possibilidade de extração de ouro pela empresa canadense Belo Sun, no Rio Xingu, perto da Hidrelétrica Belo Monte, será discutida em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

A reportagem é de Iara Guimarães Altafin, publicada por Agência Senado, 16-08-2016.

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, veiculada no dia 19 de junho, preocupou o senador Telmário Mota (PDT-RR), autor do requerimento propondo o debate.

De acordo com a reportagem, a empresa espera extrair 150 toneladas de ouro em 17 anos e já está se instalando na região. No processo de mineração, conforme divulgado pelo Fantástico, a empresa usará cianeto, substância tóxica e prejudicial ao meio ambiente, e produzirá rejeitos em volume superior ao armazenado na barragem que se rompeu em Mariana (MG).

Telmário Mota quer saber quais são os benefícios e os riscos do empreendimento. Ele também quer que sejam analisados os impactos para as cidades próximas e para a biodiversidade.

Ele sugere que sejam convidados representantes da empresa Belo Sun, do Ibama, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Procuradora-Geral da República (PGR), além de especialistas em mineração.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu ainda que sejam convidados o secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes Rocha, e a secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do estado, Maria Amélia Enríquez.

Correios

Também por sugestão de Telmário Mota, a CMA vai discutir a reestruturação dos Correios na Região Norte. Serão convidados para o debate representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, dos Correios, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Roraima e da federação da categoria, entre outros.

Leia mais...

O espectro da tragédia de Mariana. Depois de Belo Monte, Belo Sun é a nova ameaça à Volta Grande do Xingu. Entrevista especial com Carolina Reis

Mineração de ouro ao lado de Belo Monte é questionada pelo MPF

Garimpo de ouro ao lado de Belo Monte tem licença adiada

Índios Yudjá pedem consulta sobre mineração canadense Belo Sun, que quer extrair ouro no Xingu

Ouro da Terra Yanomami era vendido em empresa da Avenida Paulista

PF investiga ação de instituições financeiras em extração ilegal de ouro e pedras preciosas em terras indígenas

Garimpeiros e mineradora canadense travam disputa por ouro de Belo Monte

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Extração de ouro na região de Belo Monte será debatida em comissão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU