Ocupações de escolas no Rio Grande do Sul é tema de debate no IHU

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Fernanda Forner | 17 Agosto 2016

A fim de debater as ocupações escolares no Rio Grande do Sul, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o debate Ocupa tudo: limites e possibilidades da (re)invenção das escolas no RS com a realização da conferência a ser proferida por Eduarda Bonora Kern, professora da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 18-08-2016, quinta-feira.

As ocupações escolares, que iniciaram em São Paulo no ano passado, motivaram alunos de diversos locais do Brasil a lutarem pelos seus direitos. Neste ano, as mobilizações também aconteceram em Goiás, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Durante as ocupações no estado gaúcho, os alunos, além de reivindicarem melhores condições de infraestrutura, qualidade de ensino e segurança, também lutaram contra o projeto Escola Sem Partido.

Ocupações no RS

A primeira instituição de ensino ocupada em Porto Alegre foi a Escola Estadual Emílio Massot, no bairro Azenha. “A quarta-feira (11-05-2016) começou diferente. No horário de início das aulas, estudantes do Grêmio Estudantil conversaram com a direção para avisar que tinham a intenção de ocupar a escola, e receberam o aval da diretora, que considerou legítimo o movimento. Em seguida, passaram nas salas de aula, conversando com professores e alunos para explicar a iniciativa. Essa é a primeira vez que uma escola pública é ocupada no Rio Grande do Sul”, descreveu Débora Fogliatto, em reportagem publicada pelo sítio do IHU.

A partir desta iniciativa, os estudantes de outras escolas passaram a ocupar diversas instituições de ensino no Rio Grande do Sul. A segunda escola ocupada foi a Agrônomo Pedro Pereira, no bairro Agronomia. A principal reivindicação dos alunos, em modelo semelhante ao que gerou ocupações e protestos em Goiás, é a posição contra o projeto de lei 44/16, que propõe que organizações sociais realizem trabalhos junto a escolas.

Ao todo, foram aproximadamente 150 escolas ocupadas em todo o Rio Grande do Sul. Para entender um pouco mais sobre as ocupações no estado e suas relações com a atual conjuntura do país, a professora Eduarda Bonora Kern estará na Unisinos São Leopoldo ministrando a referida palestra na Sala Ignacio Ellacuría e CompanheirosIHU, às 17h30min.

Quem é Eduarda Bonora Kern

Socióloga pela UFRGS, especialista em Informática em Educação pela PUCRS. É professora de Sociologia nas redes municipal (desde 2011) e estadual (desde 2012) de São Leopoldo.

Serviço:

Ocupa tudo: limites e possibilidades da (re)invenção das escolas no RS – IHU ideias
Ministrante: Profa. Eduarda Bonora Kern
Data: 18 de agosto de 2016
Horário: Às 17h30min
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Confira o calendário completo da programação do IHU ideias.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ocupações de escolas no Rio Grande do Sul é tema de debate no IHU - Instituto Humanitas Unisinos - IHU