Marcha para unir as famílias separadas pela fronteira

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

12 Agosto 2016

Ocorreu nessa quarta-feira, 10 de agosto, a marcha binacional (EUA-México) organizada para pedir a reunificação das famílias separadas pela fronteira que divide o México e os EUA.

A reportagem foi publicada por Agência Fides, 10-08-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Dezenas de famílias partiram às 9h30 (hora local) do Parque de Chihuahuita para se reencontrar e abraçar novamente no meio do Rio Grande com os próprios parentes provenientes dos EUA, e denunciar, com esse gesto simbólico, as políticas estadunidenses de repulsão e deportação, que provocam, como consequência, a separação dos núcleos familiares.

A manifestação também tem o objetivo de reivindicar um tratamento mais humano e digno para as famílias imigrantes e para as comunidades que vivem nas áreas de fronteira.

"Não podemos permitir", afirma em um comunicado a Border Network for Human Rights do Texas, "que quem oriente as políticas imigratórias sejam políticos irresponsáveis e desprezíveis, que dilaceram as nossas famílias para perseguir seus próprios interesses egoístas. Com esse evento, queremos abraçar uma visão de uma América que exalta os valores fundamentais da família e da comunidade, e tentar experimentar soluções propostas pelos residentes das zonas fronteiriças, em vez de uma retórica que se baseia no medo."

Organizações como a Rede de Fronteira pelos Direitos Humanos exigem há muito tempo uma reforma global das políticas imigratórias, que delineie um processo voltado a reconhecer o direito de cidadania para 11 milhões de famílias sem documentos que já vivem e trabalham nos EUA.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marcha para unir as famílias separadas pela fronteira - Instituto Humanitas Unisinos - IHU