Para não esquecer: 11 de março, 5 anos Fukushima

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • “Existe uma luta política na Igreja, entre os que querem a Igreja sonhada pelo Vaticano II e os que não” constata Arturo Sosa, superior-geral dos jesuítas

    LER MAIS
  • O agrotóxico que matou 50 milhões de abelhas em Santa Catarina em um só mês

    LER MAIS
  • “Estamos diante de uma crise do modelo de civilização”. Entrevista com Donna Haraway

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

11 Março 2016

2016: Cinco Anos Fukushima e 30 anos Chernobyl

O International Uranium Film Festival é o mais completo festival de cinema da Era Nuclear em todo o mundo, exibindo filmes nacionais e internacionais sobre o uso da tecnologia nuclear: da mineração de urânio às bombas atômicas, usinas nucleares, lixo radioativo, acidentes nucleares e os riscos da radioatividade em geral.

A reportagem foi publicada por EcoDebate, 10-03-2016.

Acontece anualmente, em maio, na Cinemateca do MAM e atrai cineastas e pesquisadores de vários países, como Alemanha, Argentina, Itália, Estados Unidos, Japão e Índia. Em 2016, o festival chega a sua 6ª edição, com 74 filmes inscritos de 28 países.

Este ano o festival começa com sessões especiais no dia 11 de março e 26 de abril. O festival de cinema sobre a era nuclear, vai lembrar os acidentes nucleares de Fukushima e Chernobyl que completam em 2016, cinco e 30 anos respectivamente. Serão realizadas exibições de filmes sobre Fukushima e Chernobyl, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM Rio) no Rio de Janeiro e também em Berlim.

Cinco Anos Fukushima

Programação 11 de março (sexta-feira), às 18:30 na Cinemateca do MAM Rio

ALONE IN THE ZONE (Sozinho na Zona de Exclusão), Japão, 2013, Documentário, 18 min. Direção: Ivan Kovac e Jeffrey Jousan. Produção: Vice Japan. Áudio em japonês, legendas em português. 

{youtube}llM9MIM_9U4&feature=youtu.be{/youtube}

ORDINARY LIVES / FUTU NO SEIKATSU (Vida no Cotidiano), Japão, 2012, Documentário, 80 min. Direção Taizo Yoshida. Produção Neighbors. Áudio em japonês, legendas em português.
http://ordinarylife.bgettings.com/wp/?m=201504

Depois da exibição dos filmes sobre Fukushima, a diretora do festival Márcia Gomes de Oliveira estará presente junto com Alphonse Kelekom, doutor em Radiobiologia e professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, para um bate papo com o púbico.

Márcia esteve em março de 2015 no Japão, a convite da organização japonesa Peace Boat (www.peaceboat.org), para participar de eventos do 4º aniversário do acidente nuclear: “Japan and the World Connect for a Nuclear Free Future”, “The Global Conference for Voices from Fukushima” e “The UN World Conference on Disaster Risk Reduction (WCDRR) – Conferência da ONU sobre Redução de Riscos de Desastres. O professor Kelecom é membro da banca de juri do Uranium Film Festival e já esteve três vezes em Fukushima após o acidente.

30 anos Chernobyl

Programação 26 de abril, terça-feira, às 18:30 na Cinemateca do MAM Rio

INSEPARABLE (Inseparáveis), Ucrânia, 2013, Ficção, 118 min. Direção: Vitaliy Vorobyov. Àudio em russo, legendas em português. Situado no marco zero de uma catástrofe, o filme revela os detalhes do evento de Chernobyl. Mas alguns estavam muito ocupados vivendo o seu primeiro amor para perceberem o ocorrido. Um romance em meio à catástrofe de Chernobyl que ganhou o prêmio do Uranium Film Festival em 2015, no Rio. Para Márcia Gomes de Oliveira, diretora executiva do Uranium Film Festival, “Inseparáveis fez um grande sucesso no festival do ano passado no Rio e também em Berlim. Um filme muito emocionante e no mesmo momento muito informativo sobre o que aconteceu em Chernobyl.”

Depois do filme, debate e reflexão com especialistas do assunto energia nuclear.

Trailer do filme: http://film.ua/en/production/filmsandseries/projects/241

Serviço

Sessão de Cinema “5 Anos Fukushima”

11 de março (sexta-feira), às 18h 30min
Sessão de Cinema “30 Anos Chernobyl”
26 de abril (terça-feira), às 18h 30min
Uranium Film Festival

20 a 28 de maio
Ingresso
Inteira R$ 8,00
Maiores de 60 anos e estudantes R$ 4,00
Local

Cinemateca do Museu de Arte Moderna
Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
Como chegar
http://mamrio.org.br/museu/servico/

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para não esquecer: 11 de março, 5 anos Fukushima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV