Dia Mundial sem Carro. Campanha pela Carona Solidária

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

15 Setembro 2011

A Campanha 10:10 Unisinos, motivada pelo Dia Mundial sem Carro que acontece em 22 de setembro, propõe a mobilização da comunidade universitária para atividades na semana de 20 a 25 de setembro, que possam expressar o compromisso de todos com a melhoria da qualidade ambiental e a redução da emissão de CO2.

Nesta semana, a sugestão é que possamos fazer uso da bicicleta, da caminhada, do transporte público e da carona solidária. Formas que apresentam possibilidades para que a qualidade de vida pessoal e coletiva alcance novos patamares. Destaca-se a atividade física oportunizada pela caminhada e uso da bicicleta; a oportunidade de avaliar e qualificar os serviços de transporte público, através do seu uso; a possibilidade de convivência no transporte coletivo, assim como através da carona solidária. Eis as inúmeras possibilidades recriadoras da vida, que poderemos experimentar ao longo da semana e, ao mesmo tempo, apontar perspectivas para a qualidade ambiental das nossas cidades e campus universitário.

A Campanha 10:10 Unisinos, coordenada pelo Sistema de Gestão Ambiental – SGA e pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, é um projeto em realização na universidade desde 10 de outubro de 2010, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental do campus e reduzir em 10% a emissão do CO2.  Trata-se de uma campanha assumida mundialmente para que, em meio a práticas concretas no dia-a-dia possamos ir mudando a realidade ambiental e, ao mesmo tempo, os padrões culturais das relações entre as pessoas e delas com o ambiente, em vista da afirmação de uma sociedade com outros padrões de sustentabilidade.

Neste contexto, chamamos a todos que possam empenhar-se para novas experiências de relações sociais e ambientais na semana de 20 a 25 de setembro. Eis a possibilidade de um maior conhecimento e convivência  entre colegas, professoras/res e funcionários/as e de cuidar coletivamente mais do meio ambiente. Práticas coletivas que podem oportunizar melhorias também no transporte coletivo, que apresenta-se como uma possibilidade para a melhoria ambiental. Podemos também com isso avaliar os espaços das cidades e universidade, seu planejamento e condições de acesso e de respeito ao ambiente.

Com isso, você estará reduzindo as emissões de CO2 e outros gases poluentes na atmosfera, poupando recursos não-renováveis, como o petróleo, diminuindo os congestionamentos e riscos de acidentes, e ainda fazendo algumas economias com combustível, estacionamento e outros custos.

Quem sabe não é esse o incentivo para outras práticas e reflexões sobre a vida que temos e a vida que queremos, apontando para novas práticas ao longo de todo o ano. Algumas práticas sugeridas podem ser acessadas aqui..

Algumas análises sobre a realidade do Vale do Sinos já foram sistematizadas e estão apresentadas. Confira os seguintes links: a sustentabilidade do Vale em relação ao transporte público e privado; como está a sustentabilidade do Vale e o que podemos fazer?; como o aquecimento global pode ser reduzido no campus da Unisinos?

Carona Solidária

O compartilhamento de carros "está se desenvolvendo no mundo todo e tem um impacto muito forte no meio ambiente: em vez de ser dono de um carro, você apenas paga uma assinatura anual de um serviço e só ganha um carro quando precisa dele", segundo Elisabeth Laville, em entrevista à IHU On-Line.

Dentro do campus, como nós organizamos para fazer nossa parte? Possivelmente encontraremos pessoas que já praticam este desafio, e outras que podem ser incentivadas pela proposta da Campanha 10:10 na Unisinos. Como podemos incentivar a carona solidária e o Dia Mundial sem Carro, dia 22 de setembro, utilizando nossas redes sociais?

Sabemos que de um dia para outro não mudamos nossa maneira de pensar e agir. Aquele antigo trabalho de formiguinha é o que tem colaborado para os avanços, ainda que não suficientes, para a conservação e a preservação do meio. Lembrando sempre que o meio ambiente inclui também nossa vida, que, aliás, se tornou a maior vítima deste processo de destruição, poluição, por isso todos os esforços possíveis são significativos ainda que pareçam pequenos. No mês de outubro, temos outra proposta. Fique ligado/a para contribuir mais com a melhoria da qualidade de vida ambiental.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dia Mundial sem Carro. Campanha pela Carona Solidária - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV