Campanha pede doações para a construção do muro no Arizona

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • “Os pecados da carne não são os mais graves. Os mais graves são aqueles que têm mais 'angelicalidade': a soberba, o ódio”. Entrevista do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Digital, serial, algorítmica, a cultura do século XXI chegou

    LER MAIS
  • Ômicron, natureza e arrogância humana: uma guerra entre patógenos e humanos. Artigo de Alexandre A. Martins

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


10 Mai 2011

Enquanto no Arizona se avança com medidas para expulsar os indocumentados, o presidente Barack Obama volta com sua campanha para que o Capitólio trabalhe numa reforma migratória.

A reportagem é de David Usborne e está publicada no jornal Página/12, 10-05-2011. A tradução é do Cepat.

O Arizona está para lançar na internet um sítio que terá por objetivo único solicitar aos cidadãos doações em dinheiro para a ampliação da construção do muro ao longo da fronteira com o México que impeça a passagem dos imigrantes ilegais.

Um comunicado que tem a assinatura da governadora do Arizona, a republicana Jan Brewer, apóia a ideia, que se converterá em realidade dentro de pouco tempo, de pedir aos cidadãos o dinheiro necessário para a construção do muro, da cerca ou da cerca, independentemente da natureza do limite concreto que separará os Estados Unidos do México no Estado que ela governa.

Com base em estimativas do Congresso, o custo de cada milha de separação oscila entre 400.000 e um milhão e meio de dólares, embora o cálculo estime que um longo trecho, o último, seria construído por prisioneiros, ao quais se pagaria 50 centavos a hora trabalhada.

A futura página na internet conta com seus antecedentes, já que, no Arizona, as doações através da internet estão ajudando o estado a defender sua controversa lei de imigração. Não obstante, as principais e maiores transferências de recursos foram bloqueadas pelo governo federal. Até o momento, a iniciativa de financiamento da norma obteve 44.000 doações, que representam um total de 3,7 milhões de dólares. Com estes recursos, o Arizona cortou bruscamente os recursos reservados no orçamento estatal, e os substituiu.

O sítio que procura impulsionar financeiramente a construção do muro foi uma ideia do senador republicano Steve Smith: "Vamos construí-lo tão logo seja possível", prometeu. Além disso, acrescentou que a iniciativa procurará atrair prováveis doadores com a promessa de que, caso contribuírem, receberão um certificado com o seguinte dizer: "Eu ajudei a construir o muro do Arizona". Segundo Smith, a coleta de recursos será levada a cabo "de uma maneira muito ampla".

Não obstante, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exortará hoje [ontem] o Congresso, desde a cidade de El Paso, para que se ponha em campanha para trabalhar a reforma de imigração, que incluiria a conversão em cidadãos dos mais de 10 milhões de imigrantes que, no momento, encontram-se trabalhando ilegalmente nos Estados Unidos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Campanha pede doações para a construção do muro no Arizona - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV