Sistema Único de Saúde. Uma conquista brasileira

Revista ihu on-line

Gênero e violência - Um debate sobre a vulnerabilidade de mulheres e LGBTs

Edição: 507

Leia mais

Os coletivos criminais e o aparato policial. A vida na periferia sob cerco

Edição: 506

Leia mais

Giorgio Agamben e a impossibilidade de salvação da modernidade e da política moderna

Edição: 505

Leia mais

Mais Lidos

  • “Sinto-me o cardeal de Romero. Ele é um ícone da Igreja”, afirma novo purpurado de El Salvador

    LER MAIS
  • Instituição católica quer indenização milionária por vídeo do Porta dos Fundos

    LER MAIS
  • Ordenação de mulheres: para qual Igreja e com qual teologia? Artigo de Ivone Gebara

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

17 Outubro 2011

Criado na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS há mais de 20 anos consegue atender praticamente 90% de todos aqueles que o procuram. Mesmo assim, ainda enfrenta muitos desafios, sendo que os principais são de ordem financeira, política e de gestão.

Para refletir sobre os rumos do SUS, a IHU On-Line convidou alguns pesquisadores e especialistas no tema, que contribuem com suas ideias sobre o que é o SUS, quais seus avanços e desafios. Para Gilson Carvalho, médico pediatra e de saúde pública, ainda não chegamos a implantar o SUS constitucional. "Estamos longe dele", afirma. Já o professor da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Paim, destaca que "o maior desafio do Sistema Único de Saúde hoje, no Brasil, é político". Enquanto isso, a médica-sanitarista Ligia Bahia constata que o orçamento da Seguridade Social, embora formalizado em todas as leis orçamentárias, jamais foi executado. Por sua vez, o ex-ministro da saúde, José Gomes Temporão, considera que a sociedade brasileira precisa ampliar sua compreensão da importância política e social do SUS para o futuro do Brasil.

Publicamos nesta edição uma entrevista com a pesquisadora argentina Cecília Palumbo, sobre o diálogo intelectual entre Paul Ricoeur e Hans Urs von Balthasar, e outra entrevista com o professor Guilherme Vaccaro, do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas da Unisinos, sobre o 1º Fórum Brasil-Coreia do Sul: Oportunidades e Impactos no Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores no Brasil, do qual é coordenador.

A engenheira de alimentos Fabiana Thomé da Cruz concede uma entrevista sobre o tema Repensando a qualidade dos alimentos e da alimentação: o "bom, limpo e justo" na perspectiva do Movimento Slow Food, que pauta dois eventos da próxima quinta-feira, 20 de outubro, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

O filósofo espanhol e professor no PPG em Filosofia da Unisinos, Castor Bartolomé Ruiz, no artigo O arquivo e a testemunha, sintetiza a sessão desta semana do evento Giorgio Agamben: "O Homo Sacer I, II, III. A exceção jurídica e o governo da vida humana, a ser realizaddo nesta segunda-feira, dia 17 de outubro.

"A economia política dos trabalhadores da mídia chinesa" é o título do artigo de autoria de Yao Jianhua, doutorando no departamento de sociologia da Queen’s University, em Kingston, província de Ontário, Canadá, e colaborador com o Grupo Cepos, da Unisinos.

A revista IHU On-Line estará disponível nesta página, segunda-feira, a partir das 16h, nas versões html, pdf e "versão para folhear".

A edição impressa circulará na terça-feira, no câmpus da Unisinos, a partir das 8h.

A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Instituto Humanitas Unisinos - IHU - Sistema Único de Saúde. Uma conquista brasileira