Os cristãos são o maior grupo religioso do mundo

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Carta aberta à Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil

    LER MAIS
  • O Papa afasta Enzo Bianchi da comunidade de Bose

    LER MAIS
  • A carta de 40 milhões de médicos aos líderes do G20: “É necessário um planeta saudável para recomeçar depois do Covid”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 20 Dezembro 2012

A pesquisa do Instituto Pew, “A Paisagem Religiosa Global”, que se baseia em mais de 2.500 censos, registros de população ou estudos de mais de 230 países, demonstra a extensão e a distribuição dos grandes grupos religiosos do mundo (o estudo indica a situação em 2010). Com mais de dois bilhões de fiéis, os cristãos são os mais numerosos no mundo, seguidos pelos muçulmanos, hinduístas e budistas.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 19-12-2012. A tradução é do Cepat.

Segundo a pesquisa, mais de 8 habitantes de cada 10 (84%) do mundo fazem parte de grupos religiosos, isto é, 5,8 bilhões dos 6,9 bilhões de habitantes que havia em 2010. Do total, 2,2 bilhões são cristãos (32% da população mundial); 1,6 bilhão, muçulmanos (23%); um bilhão, hinduístas (15%); cerca de 500 milhões, budistas (7%); e 14 milhões, hebreus (0,2%).

Mais de 400 milhões de pessoas praticam outras religiões (aborígenes da Austrália, indígenas americanos, algumas minorias chinesas...). Menos de 1%, isto é, 58 milhões de pessoas, seguem religiões como o taoismo.

Uma de cada seis pessoas (cerca de 16% da população) não tem nenhum vínculo com as religiões, embora reconheça uma forma de crença espiritual.

A distribuição geográfica é muito variada. Quase a totalidade dos hinduístas e dos budistas encontra-se na região Pacífico da Ásia, assim como três quartos das pessoas que não seguem nenhuma religião. Na mesma região vivem 62% dos muçulmanos, distribuídos entre a Indonésia, a Índia e o Paquistão.

Os cristãos, presentes em todo o mundo, apresentam a mesma porcentagem (24%) na Europa, na América Latina e na África subsaariana. Estados Unidos, Brasil, México contam com as maiores comunidades de cristãos no mundo.

A idade média dos muçulmanos é de 23 anos e a dos hinduístas de 26 anos. Entre os demais grupos religiosos a idade média é maior, como entre os cristãos (30 anos) ou dos judeus (36 anos).

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os cristãos são o maior grupo religioso do mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV