Stephen Hawking e o Cern obtêm o Prêmio de Física Fundamental

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 13 Dezembro 2012

O recém-criado Prêmio Especial de Física Fundamental, maior prêmio científico do mundo em termos financeiros, foi dado ao britânico Stephen Hawking e a uma equipe de pesquisadores do grande acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern).

A informação é publicada pelo jornal espanhol La Vanguardia, 11-12-2012. A tradução é do Cepat.

A primeira edição do Prêmio de Física Fundamental, financiado pelo milionário russo Yuri Milner, outorgará três milhões de dólares, mais do dobro que os Nobel, tanto a Hawking como à equipe de oito cientistas do Cern, de acordo com um comunicado da Fundação de Milner divulgado na terça-feira.

Hawking, catedrático da Universidade de Cambridge (sul da Inglaterra), 70 anos, que desde os 21 anos sofre de uma doença neurodegenerativa (esclerose lateral amiotrófica), foi premiado pelo conjunto das descobertas de sua carreira, incluindo a sua descoberta dos buracos negros.

Em um correio eletrônico enviado ao jornal britânico The Guardian, o físico britânico, autor de Uma breve história do tempo, anunciou que destinará o prêmio ao seu neto autista e para a compra de uma casa de férias.

“No campo da física, ninguém investiga com a intenção de ganhar um prêmio, mas pela alegria de descobrir algo que ninguém sabia até o momento. Mesmo assim, prêmios como este desempenham um papel importante na hora de obter o reconhecimento do público. Aumentam o prestígio da física e o interesse por ela”, afirmou o cientista.

Hawking “é um verdadeiro gigante da física moderna”, disse o físico norte-americano Nima Arkani-Hamed, membro do jurado. Além disso, a Fundação do Prêmio de Física Fundamental reconheceu o trabalho de oito cientistas do Cern por sua contribuição para a descoberta do Bóson de Higgs – –, em julho deste ano.

Este grupo é encabeçado por Lyn Evans, atual diretor do acelerador de partículas, e pelos diretores – atuais e passados – dos experimentos Atlas e CMS, entre os quais figuram Peter Jenni, Fabiola Gianotti, Michel Della Negra, Tejinder Singh Virdee, Guido Tonelli e Joe Incandela.

“Recebi um telefonema anunciando que havia ganhado um prêmio milionário. Fiquei assombrado. A primeira coisa que fiz foi me sentar. Isto é genial para nós, já que supre algumas deficiências do Prêmio Nobel, que não pode ser dado a mais de três pessoas”, disse Evans ao The Guardian.

Yuri Milner, doutor em Física Teórica e promotor deste prêmio, espera atrair a atenção do grande público para o trabalho dos físicos. “Espero que estes prêmios tragam mais reconhecimento a algumas das mentes mais brilhantes do mundo e às grandes conquistas que obtiveram”, afirmou Milner, que construiu uma fortuna avaliada em um bilhão de dólares investindo em companhias de internet como o Twitter, o Facebook e o Groupon.

O jurado estava composto por físicos internacionais entre os quais se encontravam os norte-americanos Ed Witten, especialista na teoria das cordas, e Alan Guth, autor da primeira teoria sobre a expansão do universo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Stephen Hawking e o Cern obtêm o Prêmio de Física Fundamental - Instituto Humanitas Unisinos - IHU