A quarta encíclica de Bento XVI, sobre a fé, será publicada no começo de 2013

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 14 Novembro 2012

Depois da caridade (Deus Caritas Est, em 2006) e da esperança (Spe Salvi, em 2007), Bento XVI vai completar seu ensinamento sobre as três virtudes teologais com uma encíclica sobre a fé, que deverá ser publicada antes da Páscoa de 2013.

A reportagem é de Frédéric Mounier e publicada no jornal francês La Croix, 13-11-2012. A tradução é do Cepat.

No contexto do Ano da Fé, aberto no dia 11 de outubro de 2012, a quarta encíclica de Bento XVI deverá ser publicada antes da Páscoa de 2013 e será naturalmente consagrada ao aprofundamento da fé dos católicos. Centrado sobre a morte e a ressurreição de Cristo, esse texto será, diz-se em Roma, construído em torno do evento pascal.

Redigido em grante parte durante o verão de 2012 em Castel Gandolfo, e aproveitando esses dias para os últimos retoques, sua publicação sucederá o lançamento, no dia 21 de novembro, do terceiro volume assinado por Joseph Ratzinger sobre Jesus, mais precisamente assim como é apresentado pelos Evangelhos da infância.

Sempre cioso de ver a Igreja e os batizados aprofundando sua e redescobrindo sua essência, o papa teólogo proporá uma reflexão sobre o papel da fé hoje numa sociedade e numa vida humana contemporâneas. Deveremos ler nesta encíclica uma reflexão sobre o valor da verdade cristã, enraizada no mistério pascal, num mundo que se interroga sobre a própria validade desse conceito.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A quarta encíclica de Bento XVI, sobre a fé, será publicada no começo de 2013 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU