Índios mantêm ocupação de obras da usina de Belo Monte

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Junho 2012

Faz quatro dias que cerca de 150 índios das etnias dos povos Xikrin, Juruna, Parakanã e Araras, afetados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, ocupam parte da Ilha Marciana, que integra o Sítio Pimental, da barragem. Eles confiscaram chaves de tratores, carros e equipamentos de rádio usados pelos trabalhadores.

A reportagem é de Fátima Lessa e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 25-06-2012.

O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) responsável pelas obras confirma a ocupação, mas informou que não afetou o andamento das obras. A manifestação é pacífica e eles exigem a presença de representantes do governo e da Norte Energia Sociedade Anônima.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário do Pará (CIMI/PA) que acompanha a manifestação, os índios decidiram pela ocupação para manifestar sua insatisfação com o desrespeito de seus direitos e o não cumprimento das condicionantes, em especial aquelas relativas aos indígenas.

Além das condicionantes que afetam a todos os moradores da região, como a lentidão nos investimentos na infraestrutura da cidade, nos serviços de saúde e educação e saneamento básico, os manifestantes, segundo o CIMI, preocupam-se com a demora na implantação do Plano Básico Ambiental (PAB). Esse plano deveria estabelecer e efetivar os programas de compensação e mitigação dos impactos que já foram sentidos na região pelos indígenas.

Segundo o CIMI, a ocupação é por tempo indeterminado. Durante esta semana devem chegar os representantes de todas as terras Indígenas (TI) na a região, vindos dos rios Iriri e do Xingu, a montante de Altamira.

Os manifestantes são principalmente das terras indígenas Trincheira-Bacajá e Paquiçamba, que ficam a jusante da barragem, na região que sofrerá com a seca, em área chamada pelo empreendimento de Vazão Reduzida do Xingu.

Em nota, o CCBM disse que até o momento não recebeu nenhuma reivindicação dos indígenas. Visando a preservação da segurança de seus funcionários, o CCBM decidiu cancelar as atividades de produção previstas para o turno da noite do sábado.

Justiça

A Usina de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, em Altamira, e deve custar aos cofres públicos R$ 19 bilhões. Desde que começou ser discutida nos anos 1980, a usina recebe críticas de ambientalistas nacionais e internacionais. Na Justiça existem, desde 2008, oito processos propostos pela Procuradoria a República no Pará contra a construção de Belo Monte, sem sentença definitiva.

As ações reclamam de violações a direitos indígenas, desobediência a leis ambientais e descumprimento de condições para reduzir ou compensar impactos da obra, a maior em andamento no país.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Índios mantêm ocupação de obras da usina de Belo Monte - Instituto Humanitas Unisinos - IHU