Papa denuncia consumismo no mundo moderno

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 08 Junho 2012

O Papa Bento16 denunciou nesta quinta-feira a dessacralização da fé e o consumismo do mundo moderno durante a missa de Corpus Christi celebrada em Roma. "Se uma mãe e um pai, em nome de uma fé dessacralizada, privam seus filhos dos ritos religiosos, na realidade deixam o caminho livre para outros sucedâneos presentes na sociedade de consumo, para outros ritos e outros símbolos, que muito facilmente poderão converter-se em ídolos", afirmou ante os fiéis que assistiam à cerimônia na basílica de São João de Latrão.

A notícia é do sítio G1 reproduzindo reportagem da agência AFP, 07-06-2012.

Ao término da cerimônia, o pontífice foi a bordo do papamóvel em procissão à basílica de Santa Maria Maior, no coração de Roma. O papa, que parecia cansado, não fez alusões às tensões dentro do Vaticano pelo recente vazamento de documentos confidenciais e como é sua tradição falou apenas de questões religiosas."Se em nome da fé secularizada, que não precisa de ritos sagrados, se decidisse anular a procissão de Corpus Christi, o perfil espiritual de Roma diminuiria", comentou.

A festividade foi instituída em 1264 devido ao chamado "milagre de Bolsena", quando um padre que duvidava da presença real de Cristo na eucaristia pediu a Deus um sinal: segundo a tradição católica, algumas gotas de sangue saíram da hóstia consagrada.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa denuncia consumismo no mundo moderno - Instituto Humanitas Unisinos - IHU