Record dedica mais de 25 minutos do 'Domingo Espetacular' para matéria do “apóstolo milionário”

Revista ihu on-line

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Mais Lidos

  • Cenas de um filme de terror da vida real. Os 30 anos do massacre de Ignacio Ellacuría e seus companheiros

    LER MAIS
  • Aumento de mortalidade no país está diretamente ligado a corte de verbas no SUS

    LER MAIS
  • Papa Francisco quer incluir 'pecado ecológico' na doutrina oficial da Igreja, após Sínodo da Amazônia

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

20 Março 2012

Na última edição do ‘Domingo Espetacular’, a TV Record produziu uma reportagem com mais de 25 minutos de duração sobre supostas denúncias envolvendo o religioso Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. A matéria, comandada por Marcelo Rezende, afirmou que o “apóstolo” desvia dinheiro dos fiéis para benefício próprio.

A reportagem é de Anderson Scardoelli e publicada pelo sítio Comunique-se, 19-03-2012.

A reportagem da Record mostrou que Valdemiro é proprietário de duas fazendas no município de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso. De acordo com a produção da Record, as propriedades – que juntas somam mais de 26 mil hectares e estariam, segundo a emissora, avaliadas em R$ 50 milhões – foram compradas em nome da Igreja Mundial e, posteriormente, repassadas para a W. S. Music, empresa controlada por Valdemiro.

O material produzido pela Record e exibido na noite do último domingo, 18, não poupou frases de efeito para definir a situação envolvendo a Igreja Mundial do Poder de Deus, o empresário Valdemiro Santiago e a compras das fazendas no Mato Grosso. “Vocês vão conhecer agora, de perto, o paraíso que o dinheiro dos fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus proporcionou a Valdemiro Santiago, o apóstolo”, disse Rezende.

Em outro momento, o jornalista disse que o trabalho de apuração e produção da reportagem durou mais de quatro meses e que “seguiu a trilha do dinheiro, que começa na doação dos fiéis e vai parar no bolso do novo criador de gado do pantanal [mostrando imagens de Valdemiro]”. A reportagem citou que o fundador da Igreja Mundial esteve em Santo Antônio do Leverger e fez com que o “milagre do enriquecimento” deixasse rastros.

Guerra de igrejas

Durante os últimos cinco minutos da reportagem, foi exibido o perfil de Valdemiro e o tema foi o conflito entre a Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus, criada pelo empresário Edir Macedo, dono da Rede Record de Televisão. Rezende conta que Valdemiro foi durante 18 anos membro da denominação do dono da emissora de TV em que trabalha, mas que “abandonou” a igreja em 1998 e criou seus próprios templos religiosos.

A prisão de Valdemiro, por porte ilegal de armas em 2003, foi lembrada pela TV Record, que destacou que o religioso afirmou, na época, que o armamento estava sendo usado para caça e que pertencia a um de seus amigos. Para mostrar episódios da Mundial com a polícia, a reportagem informou que em 2010 três pastores da igreja foram presos acusados de tráfico internacional de armas e estariam, supostamente, envolvidos com bandidos dos morros cariocas.

O jornalista, para quem Valdemiro se “autointitula apóstolo”, afirmou, sem observações, que Macedo é “o bispo”.  Na matéria, Rezende afirma que o presidente da Igreja Mundial “ataca com violência” o dono da Universal/Record. A reportagem também mostrou que mais de 50 templos da Igreja Mundial podem receber ordem de despejo por falta de pagamento de aluguel. “O que mais o apóstolo Valdemiro Santiago tem a esconder?” foi a pergunta que encerrou a matéria - disponível na capa do R7 desde a noite de domingo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Record dedica mais de 25 minutos do 'Domingo Espetacular' para matéria do “apóstolo milionário” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV