Bispo renuncia após divulgação de ser pai de dois filhos

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Irreverência

    LER MAIS
  • Uma prova do conclave. O próximo papa assumirá o nome da Comunidade de Santo Egídio

    LER MAIS
  • “Eu estou tirando Deus da Bíblia”. Entrevista com Marc-Alain Ouaknin

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

05 Janeiro 2012

O bispo auxiliar de Los Angeles Gabino Zavala renunciou depois de revelar aos seus superiores que ele é pai de dois filhos.

A reportagem é de John Travis, publicada no sítio National Catholic Reporter, 04-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Vaticano anunciou a renúncia do bispo no dia 4 de janeiro em um comunicado de uma linha que citava a lei da Igreja sobre a resignação por doença ou outras razões graves.

O arcebispo de Los Angeles, Jose Gomez, anunciou a "triste e difícil" notícia em uma carta aos católicos da arquidiocese. Ele disse que Dom Zavala, que era bispo auxiliar para a Região Pastoral de San Gabriel, havia informado no início de dezembro que era o pai de dois filhos adolescentes que vivem com sua mãe em outro Estado.

Dom Zavala contou ao arcebispo Gomez que havia apresentado a sua renúncia ao Papa Bento XVI. Desde aquela época, Dom Zavala não esteve ativo no ministério e "irá viver de forma privada", disse o arcebispo Gomez.

"A arquidiocese foi ao encontro da mãe e dos filhos para fornecer assistência espiritual, assim como financiamento para ajudar as crianças com os custos universitários. A identidade da família não é conhecida do público, e eu gostaria de respeitar o seu direito à privacidade", afirmou o arcebispo Gomez. Ele pediu orações por todos os afetados pela situação.

Zavala também atuou como bispo-presidente da Pax Christi USA, o braço nacional do grupo internacional de paz, desde 2003.

John Zokovitch, diretor de comunicações do Pax Christi USA, disse em um e-mail ao NCR que a organização soube da renúncia de Zavala na manhã desta quarta-feira, 4 de janeiro, e gostaria de "oferecer nossas orações por todos os envolvidos e todos os afetados por essa notícia durante este momento difícil".

Zokovitch também disse em um breve telefonema que, embora a notícia da renúncia de Zavala era inesperada, ela vem enquanto a organização já está se preparando para substituir o bispo como seu presidente, já que o seu terceiro mandato de três anos está por encerrar.

Aqui está o texto da carta de Dom Gomez, datada de 4 de janeiro:

Queridos irmãos e irmãs:

Eu tenho algumas informações tristes e difíceis para compartilhar com vocês. Dom Gabino Zavala, bispo auxiliar da Região Pastoral de San Gabriel, informou-me no início de dezembro que ele é o pai de dois filhos adolescentes, que vivem com a sua mãe em outro Estado.

Dom Zavala também me disse que apresentou ao Santo Padre a sua renúncia, em Roma, que foi aceita. Desde esse momento, ele não esteve ativo no ministério e irá viver de forma privada.

A arquidiocese foi ao encontro da mãe e dos filhos para fornecer assistência espiritual, assim como financiamento para ajudar as crianças com os custos universitários. A identidade da família não é conhecida do público, e eu gostaria de respeitar o seu direito à privacidade.

Rezemos por todos os afetados por essa situação e uns pelos outros enquanto refletimos sobre esta carta.

Que o Senhor Jesus, por intercessão de Maria, lhes conceda a paz.

Reverendíssimo Jose H. Gomez
Arcebispo de Los Angeles

As informações biográficas sobre Zavala no site da arquidiocese de Los Angeles dizem que Zavala é natural de Guerrero, México, mas cresceu em Los Angeles. Depois de frequentar o St. John's Seminary, foi ordenado padre em 1977 pelo cardeal Timothy Manning e foi designado para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em East Los Angeles.

Obteve uma graduação em direito canônico pela Universidade Católica dos EUA, trabalhou no tribunal eclesiástico e foi nomeado reitor do St. John's Seminary em 1992.

Dois anos depois, o cardeal Roger Mahony ordenou-o bispo auxiliar para a região de San Gabriel.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bispo renuncia após divulgação de ser pai de dois filhos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV