Angicos comemora hoje 50 anos do projeto Paulo Freire

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Cardeal: a primeira pergunta que Deus faz não é sobre orientação sexual, mas sobre o cuidado com os pobres

    LER MAIS
  • Cardeal espanhol: ‘O comunismo marxista … renasceu’ no país

    LER MAIS
  • O silêncio dos teólogos. Custódia da comunhão e medo cúmplice

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Cesar Sanson | 01 Abril 2013

Angicos recebe a partir de hoje conferências e apresentações culturais em comemoração ao cinquentenário da experiência de educação de jovens e adultos desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire no município, realizada durante o governo de Aluízio Alves. A abertura está marcada para as 14h30, no auditório central do Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença no evento, com chegada prevista para as 19h. A ação programada pelo governo do RN com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos segue-se até amanhã.

A reportagem é do jornal Tribuna do Norte, 02-04-2013.


Foto: Divulgação (TN)

Na última quinta-feira (28), a governadora decretou 2013 como o Ano Paulo Freire da Educação do RN, instituindo uma comissão executiva com a finalidade dar destaque à memória e a experiência que contribuiu para a alfabetização de cerca de 300 angicanos, em 1963.

A apresentação do cordelista Hailton Mangabeira abre o evento, seguida pela Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e pelo lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos, com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, e instituições parceiras. Às 16h30, o ex-coordenador de Círculo de Cultura Marcos José de Castro Guerra ministra a conferência As 40 Horas de Angicos: Vítimas da Guerra Fria?.

A governadora Rosalba Ciarlini estará presente para conferir uma a apresentação da peça Paulo Freire, que será realizada por alunos de escolas públicas estaduais de Angicos, e ainda para a exibição do documentário As 40 Horas de Angicos, produzido pelo Núcleo de Referência da História e Memória da EJA da UFRN.

Amanhã, a programação continua com o lançamento de uma revista, uma mesa redonda sobre as 40 Horas de Angicos, um momento de relatos sobre os Círculos de Cultura e ainda homenagens aos participantes do projeto.

Além de destacar a memória do projeto desenvolvido por Paulo Freire em Angicos, a comissão executiva tem como metas implementar junto uma agenda comemorativa em referência aos 50 anos.

Outro objetivo da comissão é elaborar o Plano Estadual de Educação de Jovens e Adultos com a participação de professores e gestores de EJA de escolas públicas potiguares, bem como para criar políticas públicas que visem à universalização da educação para este segmento.

Ufersa terá curso com ênfase no método freiriano

O Rio Grande do Norte terá o primeiro curso de Licenciatura em Pedagogia do Brasil com ênfase no método freiriano. Ainda em fase de elaboração, o curso de formação é  uma conquista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) de Angicos, a partir da aprovação do projeto do Memorial Paulo Freire.

Prevista para começar em 2013, a obra do Memorial tem apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a coordenadora do projeto do Memorial, professora Dr.ª Rita Diana de Freitas Gurgel, o conjunto arquitetônico começará a ser erguido no campus da Ufersa de Angicos em 2013, inicialmente com apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC).

A assinatura da ordem de serviço de construção do memorial acontecerá duante a programação comemorativa  desta terça-feira (2), segundo anunciou Tita Diana.

Veja também:

Paulo Freire. Pedagogo da esperança - Revista IHU On-Line - Ano VII 11.06.2007

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Angicos comemora hoje 50 anos do projeto Paulo Freire - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV