Obama fará o juramento sobre as Bíblias de Lincoln e de Luther King

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Papa Francisco: “Sou a favor das uniões civis, as pessoas homossexuais têm direito a uma família”

    LER MAIS
  • Somos todos “luderanos”. Artigo de Edelberto Behs

    LER MAIS
  • Não é novidade: Papa Francisco defende as uniões civis há anos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 17 Janeiro 2013

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, jurará na sessão de posse para seu segundo mandato com a mão sobre dois exemplares da Bíblia, uma usada há 150 anos por Abraham Lincoln e outra que pertencia ao ativista afro-americano Martin Luther King Jr.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 11-01-2013. A tradução é do Cepat.

A informação é do Comitê para a Posse do Presidente, que também assinalou que, como é tradição, a primeira dama, Michelle Obama, será quem dará ambos os livros ao seu esposo.

O costume é que o presidente jure sobre uma só Bíblia – na posse de 2009 Obama só usou a de Lincoln –, mas este ano optou-se pelas duas, porque ambas “refletem a grandeza da história do país norte-americano”, apontou o presidente do Comitê para a Posse do Presidente, Steve Kerrigan, em um comunicado.

A Bíblia de Lincoln foi usada pelo ex-presidente em 1861 para jurar seu cargo e atualmente encontra-se conservada na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, enquanto que a de King pertence à família do ativista pelos direitos dos negros, que a “cederá” a Obama.

“Estou orgulhoso que a Bíblia de meu pai vá formar parte da posse de Obama e espero que o país inteiro aproveite esse momento para refletir sobre a enorme responsabilidade que tem sobre seus vizinhos e comunidades”, indicou em um comunicado o filho do pregador, Martin Luther King III.

Apesar da cerimônia pública, na qual Obama fará o juramento sobre ambas as Bíblias, ser realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, o mandato começa um dia antes, no domingo, dia 20. Por esta razão, nesse mesmo dia o presidente realizará uma “cerimônia privada” na Casa Branca em que jurará sobre uma Bíblia pertencente à família de sua mulher.

O vice-presidente, Joe Biden, por sua vez, repetirá o juramento sobre a Bíblia que já usou em 2009, um exemplar que sua família possui desde 1893 e no qual está impressa uma cruz celta – Biden provém de uma família de emigrantes irlandeses.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obama fará o juramento sobre as Bíblias de Lincoln e de Luther King - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV