Resposta da LCWR ao relatório da visitação apostólica às religiosas dos EUA

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Dezembro 2014

"Acreditamos que o relatório tornar-se-á uma base para conversas importantes em nossas próprias comunidades e em nosso trabalho com os pastores da Igreja e os leigos."

Publicamos aqui a nota divulgada pela Leadership Conference Women Religious (LCWR), em seu sítio, 16-12-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.

Eis o texto.

A visitação apostólica reuniu uma grande quantidade de dados, tanto por meio de questionários, quanto através da escuta respeitosa, realizada por parte das equipes de visitação que fizeram mais de 90 visitas in loco a várias ordens religiosas femininas em todos os Estados Unidos.

Estamos satisfeitas que esses dados, bem como as experiências, esperanças e sonhos compartilhados durante as visitas in loco resultaram em um relatório preciso tanto das bênçãos da vida religiosa das mulheres norte-americanas, bem como de seus desafios. O relatório, que transmite uma boa compreensão das transições que ocorreram na vida religiosa desde o Concílio Vaticano II, é oferecido sem juízo negativo ou quaisquer soluções fáceis. Em vez disso, a síntese de dados resultou em uma avaliação realista e apreciativa da vida religiosa das mulheres nos Estados Unidos.

Estamos gratas porque cada instituto religioso foi incumbido de discernir o seu caminho pela frente, na fidelidade à sua missão na Igreja. Estamos confiantes de que as religiosas norte-americanas vão ler e estudar cuidadosamente o relatório, discuti-lo em conjunto e discernir qual é o seu apelo para o seu próprio instituto. Acreditamos que o relatório tornar-se-á uma base para conversas importantes em nossas próprias comunidades e em nosso trabalho com os pastores da Igreja e os leigos.

Embora a decisão do Vaticano de realizar uma visita apostólica causou grande dor e ansiedade para muitas irmãs católicas, os nossos membros frequentemente falam de como a nossa experiência do estudo tornou-se uma fonte de profunda transformação para os nossos institutos. O processo levou-nos a estudar o coração de nossa vocação à medida que nos engajávamos em conversas significativas que exploraram a nossa espiritualidade, a nossa missão, a nossa vida comunitária e as nossas esperanças para o futuro. Ao fazermos isso, os nossos laços fraternos cresceram profundamente, e a nossa compreensão do potencial dessa vida para servir as necessidades do mundo ficou ainda mais aguçada.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Resposta da LCWR ao relatório da visitação apostólica às religiosas dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU