Conheça as cinco edições mais lidas da IHU On-Line

Revista ihu on-line

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

Mais Lidos

  • Livro analisa os teólogos, a virada ecumênica e o compromisso bíblico do Vaticano II

    LER MAIS
  • Adaptando-se a uma ''Igreja global'': um novo comentário internacional sobre o Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Desigualdade bate recorde no Brasil, mostra estudo da FGV

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

27 Junho 2014

A revista IHU On-Line, publicação semanal do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio do Sinos – Unisinos, foi idealizada em 2001 com o objetivo de publicar entrevistas e, porventura, artigos que abordem de maneira transdisciplinar os grandes debates da contemporaneidade. Desde a sua criação a revista já dedicou edições à antropologia, biologia, ciências da religião, economia, filosofia, sociologia, teologia, entre muitas outras. A IHU On-Line busca encarar o mundo com realismo e esperança, propondo-se a ser um espaço aberto para a discussão e disseminação de conhecimento.

Eis as cinco edições mais lidas entre todas as 446 já publicadas. Clique sobre as imagens para ser redirecionado para as versões online:

 

412ª edição - Cinema e transcendência. Um debate

 

Pasolini, Bergman, Lars von Trier, Malick, Cameron, diretores de obras como o clássico O Evangelho segundo São Mateus até o mais recente Avatar, passando por importantes diretores indianos, japoneses, chineses e coreanos, são alguns nomes do atual panorama cinematográfico debatidos nesta edição. Contribuem para o debate Andreia Vasconcellos, Faustino Teixeira, Flávia Arielo, José Abílio Perez, Júlio Cézar Adam, Luiz Vadico, Rodrigo Petronio e Luiz Felipe Pondé.

 

 

 

 

 

 

435ª edição - Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação

“Nada é profano para quem sabe ver”. Nas palavras de Michel de Certeau, a mística é, ao mesmo tempo, estranha e essencial. Por sua vez, Theodor Adorno, na esteira de Gershom Scholem, propunha que a mística é uma secularização que representa um avanço emancipatório. Dotada destas características, a mística volta a ser destaque nesta edição da IHU On-Line. Contribuem para o debate Faustino Teixeira, José Altran, Luiz Felipe Pondé, Marco Vannini, Eduardo Guerreiro Losso, Marco Lucchesi, José Carlos Michelazzo, Pablo Beneito Arias, Maria Cristina Guarnieri, Ricardo Fenati, Bernard McGinn e Carlos Roberto Drawin.

 

 

 

 

385ª edição - O feminino e o Mistério. A contribuição das mulheres para a Mística

A contribuição de mulheres como Hildegard de Bingen, Marguerite Porete, Teresa de Ávila, Maria Madalena, Rabi’a al-’Adawiyya, entre outras, para uma compreensão mais profunda do que é a Mística é o tema de capa desta edição. Participam desta edição os seguintes pesquisadores de diversas áreas do conhecimento: Marco Vannini, Juan Martín Velasco, Chris Schenk, Salma Ferraz, Carlos Frederico Barboza de Souza, Victoria Cirlot, Felisa Elizondo, Maria José Caldeira do Amaral, Ceci Baptista Mariani, Sílvia Schwartz e Luce López-Baralt.

 

 

 

 

 

425ª edição - O Concílio Vaticano II como evento dialógico. Um olhar a partir de Mikhail Bakhtin e seu Círculo

Os 50 anos do início do Concílio Vaticano II inspirou e continua propiciando muitas pesquisas, seminários, simpósios, cursos, artigos e livros. No entanto, o Seminário Internacional “O Concílio Vaticano II como evento dialógico”, promovido pelo Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe, do PPG em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, chamou a atenção e suscitou o tema de capa da revista IHU On-Line. Contribuem com a presente edição Ângelo Cardita, Carlos Faraco, Maria Cecília Domezi, Daniel Stosiek, Paulo Dalla-Déa, Pedro Lima Vasconcellos, Sueli Maria Ramos da Silva e Valdemir Miotello.

 

 

 

 

354ª edição - Niilismo e relativismo de valores. Mercadejo etico ou via da emancipacao e da salvacao?

O mais incômodo dos hóspedes não cessa de mover nosso chão e certezas. Quais são os valores e uma ética comum a todos os seres humanos? Que espaço sobra para a solidariedade numa sociedade marcada pelo relativismo? Enfim, mercadejo ético ou da emancipação e da salvação? O niilismo e o relativismo de valores são o tema desta IHU On-Line. Participam do debate Gianni Vattimo, Clademir Araldi, Roberto Romano, Paul Valadier, Paolo Flores D'Arcais e Luiz Filipe Pondé.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça as cinco edições mais lidas da IHU On-Line - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV