Escócia. Investigação vaticana sobre o cardeal O’Brien

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Jonas | 07 Abril 2014

O Vaticano encarregou a investigação sobre as acusações de comportamentos sexuais inapropriados contra o cardeal escocês Keith O’Brien para o bispo maltês Charles Scicluna. É o que apontaram diferentes meios de comunicação ingleses, a BBC e a revista The Tablet.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 04-04-2014. A tradução é do Cepat.

Durante anos, Scicluna foi o promotor de justiça da Congregação para a Doutrina da Fé, ao lado de Ratzinger na luta contra a pedofilia na Igreja.

Sempre foi muito decidido na hora de exigir das Conferências Episcopais que redigissem e colocassem em prática linhas mestras para prevenir os abusos e acompanhar as vítimas.

O escândalo caiu sobre o cardeal escocês pouco antes do Conclave que escolheu Jorge Mário Bergoglio como sucessor de Pedro. O’Brien admitiu, em fevereiro de 2013, suas responsabilidades. “Houve momentos em que minha conduta sexual esteve abaixo dos padrões a mim exigidos como sacerdote, arcebispo e cardeal”, havia dito.

Depois, em maio do ano passado, O’Brien abandonou a Escócia, seguindo ordens papais, “para alguns meses de renovação espiritual, oração e penitência”. Seu sucessor na qualidade de arcebispo de St. Andrews e Edimburgo, Leo Cushley, escreveu aos membros do clero lhes convidando para colaborar no âmbito das investigações.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Escócia. Investigação vaticana sobre o cardeal O’Brien - Instituto Humanitas Unisinos - IHU