Escutar Jesus

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Março 2014

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo
Mateus 17,1-9 que corresponde ao Segundo Domingo de Quaresma, Ciclo A do  Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

http://www.periodistadigital.com/religion/

O centro desse relato complexo, tradicionalmente chamado de “A transfiguração de Jesus”, é ocupado por uma Voz vinda de uma estranha “nuvem luminosa”, símbolo que se utiliza na Bíblia para falar da presença sempre misteriosa de Deus que se nos manifesta e, ao mesmo tempo, nos oculta.

A Voz diz estas palavras: “Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz”. Os discípulos não deverão confundir Jesus com ninguém, nem sequer com Moisés e Elias, representantes e testemunhas do Antigo Testamento. Só Jesus é o Filho querido de Deus, o que tem o Seu rosto “resplandecente como o sol”.

Mas a Voz acrescenta algo mais: “Escutem o que ele diz”. Noutros tempos, Deus tinha revelado a sua vontade através dos “dez mandamentos” da Lei. Agora a vontade de Deus resume-se e concretiza-se num só mandamento: escutai Jesus. O escutar estabelece a verdadeira relação entre os seguidores e Jesus.

Ao ouvir isto, os discípulos caem no chão “cheios de espanto”. Estão surpreendidos por aquela experiência tão próxima de Deus, mas também assustados pelo que ouviram: poderão viver escutando só Jesus, reconhecendo apenas Nele a presença misteriosa de Deus?

Então, Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se, e não tenham medo". Sabe que necessitam experimentar a sua proximidade humana: o contato da Sua mão, não só o resplendor divino do Seu rosto. Sempre que escutamos Jesus no silêncio do nosso ser, as suas primeiras palavras dizem-nos: Levanta-te, não tenha medo.

Muitas pessoas só conhecem Jesus de ouvir falar. O Seu nome lhes soa talvez familiar, mas o que sabem não vai além de algumas recordações e impressões da infância. Inclusive, mesmo que se chamem cristãs, vivem sem escutar Jesus no seu interior. E, sem essa experiência, não é possível conhecer a Sua paz inconfundível nem a sua força para animar e sustentar a nossa vida.

Quando um crente se detém para escutar em silêncio Jesus, dentro da sua consciência, escuta sempre algo como: “Não tenhais medo. Abandona-te com toda a simplicidade ao mistério de Deus. A tua pouca fé basta. Não te inquietes. Se me escutas, descobrirás que o amor de Deus consiste em estar sempre a perdoar. E, se acreditas nisto, a tua vida mudará. Conhecerás a paz do coração”.

No livro do Apocalipse, pode-se ler assim: “Olha, estou à porta e chamo; se alguém ouve a minha voz e me abre a porta, entrarei em sua casa”. Jesus bate à porta de cristãos e de não cristãos. Podemos abrir a porta ou podemos recusar. Mas não é o mesmo viver com Jesus do que viver sem Ele.

Escutar Jesus

 

         Mateo 17, 1-9

         O centro desse relato complexo, tradicionalmente chamado de “A transfiguração de Jesus”, é ocupado por uma Voz vinda de uma estranha “nuvem luminosa”, símbolo que se utiliza na Bíblia para falar da presença sempre misteriosa de Deus que se nos manifesta e, ao mesmo tempo, nos oculta.

         A Voz diz estas palavras: “Este é o meu Filho, o amado, meu predileto. Escutai-O”. Os discípulos não deverão confundir Jesus com ninguém, nem sequer com Moisés e Elias, representantes e testemunhas do Antigo Testamento. Só Jesus é o Filho querido de Deus, o que tem o Seu rosto “resplandecente como o sol”.

         Mas a Voz acrescenta algo mais: “Escutai-O”. Noutros tempos, Deus tinha revelado a sua vontade através dos “dez mandamentos” da Lei. Agora a vontade de Deus resume-se e concretiza-se num só mandamento: escutai Jesus. O escutar estabelece a verdadeira relação entre os seguidores e Jesus.

         Ao ouvir isto, os discípulos caem no chão “cheios de espanto”. Estão surpreendidos por aquela experiência tão próxima de Deus, mas também assustados pelo que ouviram: poderão viver escutando só Jesus, reconhecendo apenas Nele a presença misteriosa de Deus?

         Então, Jesus “aproxima-se e, tocando-lhes, diz: Levantai-vos. Não tenhais medo”. Sabe que necessitam experimentar a sua proximidade humana: o contato da Sua mão, não só o resplendor divino do Seu rosto. Sempre que escutamos Jesus no silêncio do nosso ser, as suas primeiras palavras dizem-nos: Levanta-te, não tenha medo.

         Muitas pessoas só conhecem Jesus de ouvir falar. O Seu nome lhes soa talvez familiar, mas o que sabem não vai além de algumas recordações e impressões da infância. Inclusive, mesmo que se chamem cristãs, vivem sem escutar Jesus no seu interior. E, sem essa experiência, não é possível conhecer a Sua paz inconfundível nem a sua força para animar e sustentar a nossa vida.

         Quando um crente se detém para escutar em silêncio Jesus, dentro da sua consciência, escuta sempre algo como: “Não tenhais medo. Abandona-te com toda a simplicidade ao mistério de Deus. A tua pouca fé basta. Não te inquietes. Se me escutas, descobrirás que o amor de Deus consiste em estar sempre a perdoar. E, se acreditas nisto, a tua vida mudará. Conhecerás a paz do coração”.

         No livro do Apocalipse, pode-se ler assim: “Olha, estou à porta e chamo; se alguém ouve a minha voz e me abre a porta, entrarei em sua casa”. Jesus bate à porta de cristãos e de não cristãos. Podemos abrir a porta ou podemos recusar. Mas não é o mesmo viver com Jesus do que viver sem Ele.


 

 

 

http://blogs.periodistadigital.com/buenas-noticias.php/2014/03/10/p349051#more349051

Escuchar a Jesús

http://monasterioguadalupe.com/wp-content/uploads/2013/02/transfiguracion21-e1361523210665.jpg Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Escutar Jesus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU