Vaticano convida religiosos e religiosas a se alegrarem em suas vocações

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que deve ser cancelado? Eis a questão

    LER MAIS
  • Indígena assassinado no Maranhão é o 4º Guajajara morto de forma violenta em menos de dois meses

    LER MAIS
  • Padre Miguel Ángel Fiorito, SJ, meu Mestre do Diálogo: "Ele nos ensinou o caminho do discernimento". Artigo do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

03 Março 2014

No momento em que a Igreja Católica se prepara para lançar um ano em homenagem aos padres, irmãos e irmãs das ordens religiosas de todo o mundo, o escritório do Vaticano responsável pela ação convocou, nesta quarta-feira (26-02-1014), os religiosos e religiosas a se alegrarem em suas vocações.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 28-02-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Na carta dirigida aos cerca de 900 mil religiosos e religiosas espalhados por todo o mundo, o escritório do Vaticano para as ordens religiosas pediu a estes para serem “expressões de grande alegria no mundo”.

“Queremos que esta iniciativa seja algo que todos nós façamos juntos, em mutirão”, disse o cardeal João Braz de Aviz, falando a uma audiência repleta de religiosos e religiosas na Pontifícia Universidade Urbaniana. “Este é um momento de união, para a unidade na diversidade”.

Braz de Aviz é o prefeito do escritório do Vaticano – conhecido formalmente como a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Em janeiro o Papa Francisco anunciou que o Vaticano dedicará 2015 para a vida religiosa, na esperança de que os religiosos “despertem o mundo” com seu testemunho de fé.

O evento de quarta-feira serviu para lançar uma nova carta dirigida aos religiosos para que estes reflitam sobre a iniciativa desde já. Ela foi escrita pelo cardeal e arcebispo José Rodriguez Carballo, secretário da Congregação.

Ao explicar a carta durante o evento, a Irmã Nicla Spezzati, da ordem religiosa Adoradoras do Sangue de Cristo, focou-se em sua terceira parte, que é uma série de questões propostas para a reflexão, todas escritas pelo Papa Francisco e dirigida aos religiosos e religiosas. Irmã Spezzati é subsecretária da Congregação.

“Nesta terceira seção estão colocadas todas as questões que o Papa Francisco endereça aos consagrados e consagradas bem como à relação destes com a Igreja”, afirmou a irmã. “Queremos que este seja o reflexo mais profundo de modo que possamos refletir sobre o estilo da carta”.

Spezzati disse aos religiosos para levarem em consideração as partes escritas pelo papa como “algo que seja de alguém que amamos, algo que guardamos com cuidado. São partes que podemos ler e ler sem esgotar as possibilidades”.

“O Papa Francisco é quem envia esta carta”, disse. “Seus sonhos e esperanças nestas poucas páginas (...) revelam-se como se estivessem em frente a um espelho”.

Braz de Aviz informou que o ano para os religiosos e religiosas irá começar em 30-11-2014, primeiro sábado de Advento, e terminará em 02-02-2016.

Quanto aos os eventos que estão sendo organizados para marcar a ocasião, Braz de Aviz disse que a Congregação tem para anunciar os seguintes encontros:

– De 22 a 24 de janeiro de 2015: Entre religiosas e religiosos consagrados católicos e de outras tradições cristãs. A ser realizado durante a semana da unidade entre os cristãos, o cardeal brasileiro disse que o evento “vai realmente ser capaz de ir a fundo com estas relações e reconhecerá a beleza desta vocação em outras igrejas”.

– Durante a segunda semana de abril de 2015: Entre diretores de formação das ordens religiosas de todo o mundo.

– De 23 a 26 de setembro de 2015: Para os jovens (e as jovens) que estão entrando nas ordens religiosas. “Queremos acompanhá-los e descobrir seus sonhos e expectativas”, disse Braz de Aviz.

– De 18 a 21 de dezembro de 2015: Encontros separados para membros de ordens monásticas e de institutos seculares de vida consagrada.

– De 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2016: Um simpósio teológico sobre a vida religiosa.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano convida religiosos e religiosas a se alegrarem em suas vocações - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV