O Papa terá o Che Guevara à sua esquerda em missa em Havana

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Abuso de autoridade na igreja. Problemas e desafios da vida religiosa feminina

    LER MAIS
  • “Segurança alimentar não basta: o alimento exige uma série de direitos”

    LER MAIS
  • In memoriam do teólogo que apostou no “ministro da comunidade” para superar o clericalismo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 05 Agosto 2015

Trabalhadores cubanos preparam altar em que o Papa Francisco presidirá uma missa em setembro na Praça da Revolução, em Havana.

A reportagem é publicada por TVN, 03-08-2015. A tradução é de André Langer.

Operários começaram a erguer o altar para a missa que o Papa Francisco presidirá na Praça da Revolução, em Havana, a partir de onde poderá ver à sua esquerda o enorme painel com o seu compatriota Ernesto Che Guevara.

No marco de um giro por Cuba e Estados Unidos, Francisco presidirá no dia 20 de setembro uma missa campal na praça, coração do poder político cubano, onde também celebraram missa seus antecessores João Paulo II, em 1998, e Bento XVI, em 2012.

Junto ao altar de ferro e madeira, os operários vão construir um estrado para o coro que cantará na missa, assim como dois estrados para a imprensa, deixando um espaço para 4.000 cadeiras para os convidados especiais, entre eles o presidente cubano Raúl Castro, explicou um funcionário à AFP.

Do altar, Francisco poderá ver à sua esquerda o famoso painel com o Che Guevara e à sua direita o memorial de José Martí.

O relevo escultórico do Che, de 36 metros de altura, baseado em uma famosa fotografia de Alberto Korda, é uma obra do artista cubano Enrique Ávila que cobre, desde 1993, a fachada do Ministério do Interior.

O retrato do guerrilheiro argentino, uma das atrações turísticas de Havana, ficou à direita do altar construído na praça para João Paulo II e à frente do de Bento XVI.

O papa argentino presidirá outras duas missas em Cuba, ambas no oriente da ilha: uma na Praça da Revolução de Holguín, no dia 21 de setembro, e outra na Basílica de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, no dia seguinte, antes de prosseguir sua viagem rumo aos Estados Unidos.

Francisco cumpriu um papel crucial nas conversações secretas que levaram os Estados Unidos e Cuba a iniciar um processo de aproximação em dezembro passado, deixando para trás meio século de desavenças.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa terá o Che Guevara à sua esquerda em missa em Havana - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV